Se seu interesse por II Guerra Mundial vai ao ponto de colecionar miniaturas, corra às bancas! Ainda dá tempo de adquirir os dois primeiros lançamentos da coleção de bombardeiros - até agora só quadrimotores - do conflito.
As miniaturas são bem feitinhas e a oferta especial do número 1 é irresistível: a famosíssima B-17, protagonista da campanha de bombardeio estratégico americana, por apenas 10 reais, além de um fascículo (com a tradicional tradução esquisita) com material realmente interessante sobre guerra aérea e a aeronave em questão. Não interessa se ela era realmente tudo isso que falam dela ou fenômeno de mídia do cinema americano puxando a brasa para sua sardinha, qualquer avião chamado "Fortaleza Voadora" tem lugar na minha coleção. Ainda mais a esse preço.
Também está nas bancas ainda o número 2, com o quadrimotor inglês Avro Lancaster, bombardeiro noturno versátil e valente, capaz de bombardear a represa do Ruhr carregando a bomba que quicava, bem como a Arrasa-Quarteirão, um monstro de 10 toneladas que se enterrava vários metros na estrutura para causar ainda mais destruição. Os britânicos limitaram seu uso apenas à noite por não acreditarem que as baixas dos ataques diurnos compensassem a suposta maior precisão, bem como por ser o Lancaster menos bem armado - suas metralhadoras eram calibre .303, que precisavam de muitos tiros para perfurar a placa blindada dos caças que o atacavam. A 25 pratas ainda está de bom tamanho.
Mas corra porque já foi lançado o número 3, com o preço que a coleção terá daqui em diante: 40 reais. O bombardeiro da vez é o Heinkel He 177, que parece bimotor porque cada um deles na verdade tem dois Daimler-Benz DB-610 acoplados em pares numa tentativa de se diminuir o arrasto aerodinâmico. E também porque os alemães tinham esperanças de, mesmo com todo seu tamanho, ele fosse capaz de mergulhos, ainda que menos acentuados. Infelizmente o esquema nunca funcionou, com a má ventilação dos propulsores causando seguidos incêndios.
Curiosamente o Lancaster começou sua vida também com motores acoplados dois a dois - no caso o lendário Merlin, daí sem dúvida sua capacidade de ultrapassar as especificações de carga - igualmente sujeitos a incêndios e problemas operacionais. Somente quando os anglos desistiram e puseram os quatro propulsores em nacelas separadas é que ele se tornou um sucesso e o burro de carga da força de bombardeiros inglesa.
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