agosto 22, 2011

Última Chamada para os Grandes Bombardeiros da II Guerra Mundial



Se seu interesse por II Guerra Mundial vai ao ponto de colecionar miniaturas, corra às bancas! Ainda dá tempo de adquirir os dois primeiros lançamentos da coleção de bombardeiros - até agora só quadrimotores - do conflito.

As miniaturas são bem feitinhas e a oferta especial do número 1 é irresistível: a famosíssima B-17, protagonista da campanha de bombardeio estratégico americana, por apenas 10 reais, além de um fascículo (com a tradicional tradução esquisita) com material realmente interessante sobre guerra aérea e a aeronave em questão. Não interessa se ela era realmente tudo isso que falam dela ou fenômeno de mídia do cinema americano puxando a brasa para sua sardinha, qualquer avião chamado "Fortaleza Voadora" tem lugar na minha coleção. Ainda mais a esse preço.

Também está nas bancas ainda o número 2, com o quadrimotor inglês Avro Lancaster, bombardeiro noturno versátil e valente, capaz de bombardear a represa do Ruhr carregando a bomba que quicava, bem como a Arrasa-Quarteirão, um monstro de 10 toneladas que se enterrava vários metros na estrutura para causar ainda mais destruição. Os britânicos limitaram seu uso apenas à noite por não acreditarem que as baixas dos ataques diurnos compensassem a suposta maior precisão, bem como por ser o Lancaster menos bem armado - suas metralhadoras eram calibre .303, que precisavam de muitos tiros para perfurar a placa blindada dos caças que o atacavam. A 25 pratas ainda está de bom tamanho.

Mas corra porque já foi lançado o número 3, com o preço que a coleção terá daqui em diante: 40 reais. O bombardeiro da vez é o Heinkel He 177, que parece bimotor porque cada um deles na verdade tem dois Daimler-Benz DB-610 acoplados em pares numa tentativa de se diminuir o arrasto aerodinâmico. E também porque os alemães tinham esperanças de, mesmo com todo seu tamanho, ele fosse capaz de mergulhos, ainda que menos acentuados. Infelizmente o esquema nunca funcionou, com a má ventilação dos propulsores causando seguidos incêndios.

Curiosamente o Lancaster começou sua vida também com motores acoplados dois a dois - no caso o lendário Merlin, daí sem dúvida sua capacidade de ultrapassar as especificações de carga - igualmente sujeitos a incêndios e problemas operacionais. Somente quando os anglos desistiram e puseram os quatro propulsores em nacelas separadas é que ele se tornou um sucesso e o burro de carga da força de bombardeiros inglesa.


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