janeiro 06, 2006

TRÊS EQUÍVOCOS SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1. O Dia D foi o ponto de virada da Segunda Guerra Mundial.

Em junho de 1944 a maioria dos generais alemães estava pensando em como prolongar a guerra pra conseguir um tratado de paz mais vantajoso. A maior e melhor parte do exército alemão estava sendo dizimada na União Soviética, a força aérea era um farrapo e os aviões aliados voavam livremente pelos céus, o que forçava a Wermacht a realizar todos seus movimentos exclusivamente à noite. A invasão da Normandia foi inegavelmente o golpe final, mas se você quer porque quer saber onde ficam os "pontos de virada" mais importantes, pode escolher entre os seguintes:

a Batalha da Inglaterra, em setembro de 1940, quando ficou claro que Hitler não tinha condições de subjugar os ingleses;

a Batalha de Moscou, dezembro de 1941, quando acabaram as chances nazistas de uma vitória rápida e suas forças perderam a capacidade de atacar simultaneamente em toda a frente;

a Batalha de Stalingrado, setembro de 1942 a janeiro de 1943, quando os alemães perderam a capacidade de grandes ofensivas estratégicas e a Batalha de Kursk, em maio-junho de 1943, o último ataque alemão com importância estratégica.



2. A campanha de bombardeios pôs a Alemanha de joelhos.

Este assunto é tema de sérios debates: uns dizem que a campanha de bombardeio foi um completo e retumbante fracasso, outros dizem que foi só um fracassinho e que foi importante porque obrigou os nazistas a desviarem canhões antiaéreos e tropas para a defesa de seu território e as perdas de caças foram decisivas na debacle da Luftwaffe.

Fica difícil defender o sucesso da campanha quando se vê que nos últimos anos de guerra foi quando a Alemanha mais produziu tanques e aviões. Somente a alta tecnologia iria tornar verdadeiras as concepções teóricas dos anos 20 que pregavam o bombardeio estratégico como força irresistível. Ainda no Vietnã os resultados foram decepcionantes e aguarda-se um teste contra países melhor equipados do que Sérvia e Iraque.



3. A frente russa foi secundária.

Todos os filmes que vemos têm batalhas grandiosas vencidas - ou eventualmente perdidas - por americanos e ingleses. Tudo que sabemos da frente russa é que o comandante Klink e o sargento Schultz viviam sendo ameaçados de serem mandados para lá (menores de trinta anos podem consultar a wikipedia sobre quem são estes famosos soldados).Mas é claro. Quantos filmes russos sobre a segunda guerra alguém já viu na vida? Sem contar que não se podia encher a bola daqueles comunas sujos durante a guerra fria e o óbvio orgulho que os ianques têm de terem dado o sangue para esmagar aqueles nazistas.

Dois terços, os melhores dois terços, de todo o esforço militar alemão estavam na frente russa. Foi em Moscou que cessaram as esperanças de uma vitória rápida, foi em Stalingrado que a coisa ficou feia pros alemães e em Kursk e na Destruição do Grupo de Exércitos Centro a grande questão deixou de ser se a Alemanha seria derrotada para tornar-se quando a Alemanha seria derrotada. Se você gosta de admirar os americanos, sempre pode lembrar que eles, virtualmente sozinhos e com as sobras da campanha européia, esmagaram os japas com uma estratégia brilhante. Os nipônicos quando levaram a bomba atômica na cabeça também só estavam tentando arrumar uma rendição honrosa.

E, falando no Sargento Schultz, alguém sabia que ele era dono de uma gigantesca fábrica de brinquedos? Descobri no Wikipedia.

Sem comentários: