Em magia, saber um nome confere poder. Saber o nome de um demônio significa poder invocá-lo, saber o nome de um adversário significa poder usá-lo num encantamento... por isso feiticeiros e membros de ordem secreta em geral ganhavam nomes quando de sua formatura.
Mas isso era antigamente e neste nosso moderno mundo de patrocínio, as coisas estão ficando cada vez mais doidas. Os times de futebol americano, por exemplo venderam o nome de seus estádios a seus mecenas e eles agora têm nomes de empresas. Só que o campo lá dentro também tem seu próprio nome! E assim caminha a humanidade. Com tanta gente tentando lucrar e as multinacionais aparentemente sem ter (pelo menos antes da crise) onde gastar sua grana, parecia que todos os espaços já haviam sido explorados. Nem todos.
Aqui você pode acessar o blog de uma mãe grávida que está vendendo os direitos de nomear seu mais novo rebento pela módica quantia de 4.050 dólares. Propaganda na sala de aula, na creche, no refeitório, nas brincadeiras infantis... será que isso não vale 4 pilas, hein, pessoal de mercadologia?
E com a crise cada vez pior, o Obama cada vez mais precisando raspar o cofre pra socorrer as empresas e os bancos, quanto tempo até, como sugeriu o Tuesday Morning Quarterback, pra começar a se vender publicidade nos caças de combate americanos e no Força Aérea Um?
janeiro 22, 2009
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