outubro 25, 2009

Chamem os Tanques!

Porque caiu o helicóptero. O pessoal tem essa obsessão por forças armadas para combater o crime. É mais pra ter uma vingança por causa da frustração que sentem com tiroteios, com ônibus queimados, com os dias em que a cidade para por ordem dos traficantes... que se foda a sanidade. Lembra o policial que matou o bandido E a refém porque deu uma rajada de metralhadora na cabeça do marginal que desceu do ônibus 174... e foi APLAUDIDO?

A ideia de que a políca é mal armada é um erro. Policiais têm FALs o bastante pra encarar a marginália - ou deveriam ter, já que toda patrulhinha que passa pela gente tem eles exibindo seus AR-15 ou o FAL suíço em pessoa. O grande problema da polícia é a corrupção e a falta de comprometimento da sociedade com a erradicação mesmo do crime. Como em APOCALYPSE NOW, quando o coronel Kurtz cria sua própria milícia e imediatamente assassina alguns altos oficiais do regime aliado vietnamita. É que Kurtz achava que os americanos não estavam levando a guerra a sério. Os altos oficiais estavam vendidos aos vietcongues, mas ninguém fazia nada por causa da posição deles. Já no Rio os cidadãos querem o fim do tráfico, mas não estão a fim de aumentos nos impostos pra aumentar a verba dos policiais, não querem reformular as polícias, não querem sair às ruas ou se organizar pra exigir o impedimento de parlamentares ligados ao crime organizado ou a demissão de corruptos, não querem parar de consumir entorpecentes, não querem ajudar a melhorar a distribuição de renda ou a educação pública...

E, enquanto isso, sonham com o exército moralizando tudo. Nem se tocam que, se a bandidada está usando armas de uso exclusivo das forças armadas, elas só podem ter vindo de UM lugar. E acreditam que um bando de conscritos sem um níquel, com 18 anos e armados de FAL vão ser imunes à corrupção - do dinheiro ou mesmo do poder. Vejam o que aconteceu com Raul Capitão.

Sem comentários: