outubro 26, 2009

NFL

Restam três times invictos. Os Broncos parecem encaminhados pros playoffs, embora a tabela piore cada vez mais a seguir. Têm uma defesa firme e um ataque que protege bem a bola, mas não é brilhante. Times assim costumam parar no meio do mata-mata.

Os Colts ano passado tiveram um Peyton Manning contundido, o que foi uma pena, porque a defesa jogou pra burro. Principalmente no jogo de playoff em que foram eliminados. Roubaram duas bolas dos Chargers quando eles já estavam na zona quente, prontos pra pontuar, e seguraram os donos da casa até o final. O melhor quarterback do mundo, Manning, fez o que pôde, mas o time perdeu um jogo quando seu corredor, Joseph Addai, não conseguiu andar uma jarda e meia em duas tentativas. Com um jogo corrido medíocre, não deu pro Manning carregar os potros.

E os potros SÃO o Manning. Como já disse um jogador do time, off-the-record, eles deviam se chamar Indianapolis Peytons. Tom Brady é excelente quarterback e tal, mas tem um time que, se ele sair, continua de pé, como visto ano passado. Enquanto isso, lá em Indiana, há um ataque com montes de recebedores, uma linha ofensiva especializada em proteger o Manning e nem tanto em bloquear e abrir caminho para os corredores, que também são recrutados pela sua capacidade de correr E receber. A defesa é leve e ágil, especializada em proteger contra o passe. A ideia é que o ataque fará muitos pontos, graças ao Manning, o adversário vai ser obrigado a desistir da corrida e tentar o jogo aéreo por estar atrás, e daí que o sistema cover-2 recriado pelo Dungy e mantido pelo atual técnico vai evitar jogadas longas.

O problema é que cobrir o passe exige jogadores rápidos e relativamente pequenos e ágeis. A defesa dos Colts não é boa contra a corrida e contra times grandes, pesados e fortes. Daí que todo mundo tenta correr contra eles pra gastar o tempo e evitar várias posses de bola pra cada time - quanto menos Peyton Manning em campo, menos chance de ter que sair atrás de um placar dilatado.

Quem vem bem são os Saints, com o Drew Brees jogando tudo, uma defesa pesada e corredores que finalmente estão conseguindo correr. O favorito pra campeonato até agora.

Sem comentários: