março 16, 2008

Terá Sido o Caos Aéreo a Causa do Fim dos Pré-colombianos?

Vi o minúsculo broche abaixo de ouro pela primeira vez numa foto do picaretíssmo TRIÂNGULO DAS BERMUDAS, de Charles Berlitz, lá por volta de 76 ou 77, quando eu tinha 11 anos e ficava com medo ao ler sobre alienígenas raptando Avengers TBM e aviões de resgate. Na época me impressionou bastante, mas como o Berlitz foi o sujeito que depois ressuscitou o caso de Roswell e todas as histórias que ele contava eram suspeitíssimas, aceitei o parecer de que era o modelo de um inseto. Mas ontem estava vendo Inventos da Antiguidade no History Channel e topei com ele novamente.



Três cientistas alemães, , Algund Eenboom, Peter Belting e Conrad Lubbers argumentaram que era pouco provável que o modelinho de ouro representasse um artrópode: Não existe nenhum animal conhecido com asas embaixo do corpo. Então eles construíram um modelo em escala 1:16 e descobriram que o bicho voava. Perfeitamente - com propulsão a hélice ou a jato. Esses Quimbayas, da Colômbia, não conheciam nem a roda e faziam brochinhos que voavam. Provavelmente para contrabandear as drogas. O programa também testou um candidato a planador egípcio que caiu como uma pedra.

Provavelmente não é nada. Talvez uma alucinação de mescalina. Ou uma visão do futuro por algum quimbaya que tomou muito epadu. Mas num mundo que nos deu o Silvio Sales (breve numa nova postagem), o campeonato mundial de Air Guitar e o Festival Burning Man, não deixa de ser mais uma coisa para fazer deste um planeta bizarro, estranho e fantástico.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejo que você entende muito de aerodinâmica mas instalar roteador de internet, que é bom, nada...

Ave disse...

Muito legal você me chamar pra instalar roteador durante uma festa...