novembro 08, 2008

Apaches na av. Rio Branco

Já que este blogue anda falando sobre bangue-bangues, não custa lembrar que apaches - ou pelos menos alguns primos seus - já observaram do alto de quase desfiladeiros os cariocas passando indefesos e vulneráveis lá embaixo.



Este aí em cima é o Hotel Avenida. Embaixo dele ficava a Galeria Cruzeiro, point do carnaval carioca até a década de 50. Ele foi demolido em 1957 para a construção do Edifício Avenida Central, aquele do Infoshopping, na av. Rio Branco.

O Edifício Central era o maior de sua época. E ficou famoso pelo controle central dos velocíssimos elevadores e pela sua construção com estrutura em aço, como a gente vê nos filmes americanos, com os operários caminhando sobre vigas metálicas e rebitando tudo, ao contrário do usual por aqui, que é o uso do concreto armado.



A construção em aço é mais barata e rápida, mas exige um know-how quase desconhecido nestas plagas. Por esse motivo, a construtora importou uns gringos para ajudar a botar o arranha-céu pra cima. E, por algum motivo, tradicionalmente, se usam muitos índios nessas obras porque eles têm menos suscetibilidade à altura. E, assim, juntou-se ao folclore da Rio Branco os apaches observando os cariocas passando lá embaixo.

Hoje em dia frequento o edifício Central pra comprar coisa de computador e alta tecnologia - aliás, ele sempre foi cheio de lojas de aparelhos eletrônicos. A vanguarda dos VHS, DVDs, sempre teve bastante varejo disso lá. Mas desde os anos 80 era habituê da casa por causa do ótimo sebo que ficava no segundo andar. E foi expulso de lá pra se mudar pruma verdadeira caveira de burro na av. Passos, pra abertura de mais alguns estandes de informática. Uma pena. Era uma livraria tradicionalíssima e mais preocupada com livros de qualidade do que vender revista de mulher pelada a um real.

6 comentários:

Unknown disse...

Uruba, cê sabe que o Hotel Avenida foi inaugurado pela Light em 1911, né? Eu sabia que tinha sido demolido no final da década de 50, mas não sabia o ano preciso. Deu lugar ao Avenida Central, inaugurado em 1962. Vou mandar pra panelinha um cartão postal com um belo desenho do hotel e um dos primeiros ônibus a trafegar no Rio da marca francesa Schneider.

Ave disse...

Não, não sabia que era da Light, não, mas faz sentido já que a estação de bonde era embaixo.

Anónimo disse...

I hаve rеad so many posts cоncerning the blogger lovеrs
howeѵer this article is actually a plеaѕant paragгaρh, keеρ іt up.


Heгe is my website v2 cig review

Anónimo disse...

Wow, ѕupеrb wеblog format! How lengthу hаve уοu been bloggіng for?
you mаκe bloggіng glance eаsy.
Тhe ωhοlе glance оf your website is wondеrful, aѕ
well aѕ the content!

my blоg - V2 Cigs reviews

Anónimo disse...

I tаke pleasurе in, leaԁ tо ӏ
found exactlу what I used to be lοoking foг.
Үοu hаve endеd mу 4 dаy lοng hunt!
God Blеss you mаn. Have a nicе dаy.

Byе

Fееl free to ѕurf to my
webpagе Get the facts

Anónimo disse...

Hellο there! Would уou mind if I share yοur blog with
my zуnga group? Тheгe's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Many thanks

My page www.grupogospel.org