novembro 11, 2008

Botafogo em 1954


A foto é da construção do atual clube Guanabara (ele ficava num lugar ligeiramente diferente e teve que se mudar pra construção daquela autovia Botafogo-Copacabana através dos túneis do Pasmado e Novo). Ao fundo destaca-se numa paisagem quase completamente verde o prédio da Sears, que trouxe a escada rolante pro Brasil (para a garotada se localizar: é o atual Botafogo Praia Shopping).

O impressionante não é o quanto a Praia de Botafogo mudou; o impressionante é que já nos anos 70, quando eu ia ao Coral-Scala (atual Unibanco Arteplex), já havia um paredão de prédios desde a Mena Barreto até a Oswaldo Cruz. O único quarteirão ainda horizontal ganhou um residencial de classe média alta quando o cine Guanabara foi abaixo (entre a rua da Passagem e a rua da Passagem, sei, sei, é esquisito, vai lá no fim da Praia que você entende).

E o mais impressionante disso tudo é que a Praia de Botafogo é uma das vistas mais belas e famosas não do Rio ou do Brasil, mas do mundo, reconhecível internacionalmente e cartão-postal do planeta Terra. Qualquer mente com mais de um neurônio encheria essa orla com condomínios de alto luxo, menos aqui, onde se constróem favelões em cima de favelões, com apartamentos conjugados, sala-e-quarto, ou no mínimo, sala-e-quarto misturado com dois quartos. O único edifício melhorzinho é um mais antigo, que não aparece na foto, um 3 quartos rosa com varanda em art-decô entre o Praia Shopping e a São Clemente, mas ele permanece ali acabrunhado, apertado pelos vizinhos decadentes e mal ideados. E também o quarteirão entre a Mena Barreto e a rua da Passagem.

Abaixo, outra foto logo depois. Em primeiro plano está sendo levantado o Botafogo - Mourisco, que foi abaixo 35 anos depois pra dar lugar ao horroroso Centro Empresarial Botafogo. A autovia acabou de ser inaugurada. Próximo à Sears, começam a subir, de um lado o Maragato e o malfadado Rajá; do outro, aquele favelão enorme de esquina na praia.



E apenas 10 anos depois, quando destróem ainda mais o cartão-postal planetário com um viaduto no meio da praia e outro no fim, a quantidade de prédios já começa a formar um paredão. Reparem que 10 anos antes ainda não havia o Aterro e nem a praia de Botafogo em toda sua extensão (ela é virtualmente toda artificial).

Sem comentários: