janeiro 01, 2007

Praia de Botafogo em 1930




O edifício grande no centro da foto colorida à mão é o Pimentel Duarte. Ficava na esquina da Marquês de Olinda, rua onde morei por mais de vinte anos. Quebrei o braço saltando seu murinho com uma cambalhota. Quando o conheci, ele já estava decadente e semiabandonado, embora ainda morasse gente lá. Sua portaria com mármores e bronzes ainda era imponente e ele tinha uma mureta que circundava em curva a esquina, por isso que a pulávamos para cortar caminho pelos jardins dele. Soube recentemente, no fotolog de onde tirei esta foto (e para o qual há um link em meu perfil, sob o título de Centenas de Maravilhosas Fotos do Rio de Janeiro) que foi o primeiro prédio de apartamentos da Zona Sul. Foi construído nos anos 20, uma jóia de art-decô.

Mexendo nesse fotolog descobri que os primeiros edifícios de apartamentos de Copacabana foram o OK e o Petrônio, na Praça do Lido. Os dois AINDA estão lá, nos números 21 (esquina com Atlântica) e 55 da Ronald de Carvalho. O Petrônio, particularmente, se não fosse por sua pintura horrível, tem uma aparência extremamente moderna. Não imaginava que se construísse coisa assim nos anos 20 por aqui. Se forem lá ver, não deixem de visitar o Edifício Guahy, uma obra-prima de art-decô, com ziguezagues criando faixas de luz e cor, também na Ronald de Carvalho, quase esquina com Barata Ribeiro.

O prédio da praia de Botafogo da foto, o Pimentel Duarte, foi demolido nos anos 80 e deu lugar ao edifício da Caemi, que usou ainda outro terreno e botou abaixo também um suspeito sobrado onde funcionava um tal de Hotel Hiedra - Hotel Familiar, do lado do finado Andrews.

Sem comentários: