abril 02, 2009

Palácio Salvo



Estilo eclático no Rio não é a mesma coisa que estilo eclético daqui. Tem umas coisas que parecem feitas pelo Virzi, que só vim a conhecer pelas fotos do www.rioquepassou.com.br (tente procurar no google pelo edifício do Elixir Nogueira).

Essa torre aí parece até que vai ter o Batman ou o Demolidor...

Construído como prédio misto, tem escritórios e apartamentos. Acho que esta é a primeira vez...

... em que vejo alguém pendurar roupa na janela num cenário tão inapropriado.
Se minha mãe vê isso, ela tem um troço...

O sopé do bicho também é impressionante.

Montevideo é uma cidade nova até pros nossos padrões - foi fundada em 1726. Seu apogeu foi no começo do século XX, quando a exportação de carne pra Inglaterra durante a I Guerra Mundial enriqueceu os orientales. A capital tem uma arquitetura espetacular, preservada provavelmente ajudada pela decadência econômica, variando quase uniformemente entre o eclético, o art-nouveau e o art-decô, os estilos predominantes entre os anos 10 e 30.

O Salvo fica na praça (mas não pertence) à "Ciudad Vieja", a parte mais preservada da cidade, mas que curiosamente difere pouco do que fica do lado de fora - quase não há prédios modernistas e raríssimos pós-modernos.

Na época em que foi construído (1923-1928, como na placa lá em cima) foi muito criticado porque o eclético já tinha sido ultrapassado pelo art-decô, com uma aparência muito mais limpa e moderna (aliás, tem umas verdadeiras pérolas art-decô com suas linhas retas e geométricas como não tem no Rio mesmo). No entanto, esse exagero over que parece saído de Gotham City hoje em dia tem um apelo único para nós criados na era dos edifícios modernistas (não os pós-modernos) que parecem todos ter sido projetados pelo mesmo péssimo imitador de Le Corbusier.

Sem comentários: