junho 19, 2012


Gêmeos xifópagos (ou siameses, devido à condição ter vindo para a ribalta com os irmãos Cheng e Eng, do Sião) são gêmeos que, durante a gestação, uniram-se por partes semelhantes do corpo (os que são separáveis com cirurgia) ou cujos embriões, ao se dividirem em dois, não o fizeram corretamente.

Josephene Myrtle Corbin não era exatamente xifópaga, era um caso de dypigus: da cintura para baixo ela tinha dois corpos completos (embora não perfeitamente formados). As pernas centrais da foto acima não são de uma garota escondida na saia, nem um par errado. Cada uma delas faz par com a maior. Ela tinha duas pelves lado a lado.

Josephene Myrtle aparentemente conseguia mover as perninhas, mas não para andar. Numa época com pouca sensibilidade para essas coisas, ela logo passou a ser exibida em feiras de aberrações, até que aos 19 anos casou-se com um médico, Clinton Bicknell. O casal teve cinco filhos e relatos da época reportam que a moça deu à luz a três de seus herdeiros por uma das pelves e dois pela outra. Abstenho-me de comentários.

Myrtle Corbin vivou até os 60 anos e faleceu em 1928.

Sem comentários: