janeiro 02, 2006

ARGENTINA x INGLATERRA

O Sportv passou o VT hoje. Revi boa parte. Jogão. Tudo bem, a Inglaterra tem o Owen, o Beckham, o Lampard, o Gerrard e o Rooney, mas passou a maior parte do jogo dominada pelos argentínios. No primeiro tempo já era pra estarem perdendo, mas o Gerrard e o Lampard parecem uns Adrianos brancos, batem de primeira, de onde estiverem e com precisão. Só foram virar com dois gols de cabeça no finalzinho depois que os platenhos trocaram meio time e, principalmente, tiraram o único zagueiro bom no jogo aéreo.


Interessante foi que a Argentina mudou sua marcação. Até a Copa das Confederações eles jogavam marcando sob pressão no primeiro tempo pra botar uma vantagem e depois recuavam, porque o time ficava esgotado de correr atrás da bola sem parar. Foi assim que eles fizeram 3 x 1 na gente nas eliminatórias. Mandaram os reservas para a Bolívia no jogo anterior pra ter uma semana pra descansar e treinar e entraram preparadinhos pro jogo, deram um banho. Na Copa das Confederações tentaram fazer o mesmo, só que vinham de uma prorrogação contra o México e com dez minutos já estavam atrás do marcador. Falei na hora que o jogo estava ganho, porque eles não iam ter pernas pra correr atrás e segurar resultado no segundo tempo. Acho muito estranho que comentarista de futebol costume ignorar tanto cansaço.


Mas contra os ínglios os portenhos mudaram a marcação - marcaram no próprio campo. Vai ver que foi porque na Copa cada vez que três corriam sobre o Beckham antes que ele matasse a bola ele lançava de primeira alguém lá na frente que sobrava porque tinha três em cima do Beckham e tomaram um rola. Neste último amistoso os anglicanos não tiveram esse mole e Beckham, Lampard e Gerrard são jogadores hábeis na marcação, no chute e no lançamento, mas não na armação e ficaram sem saber o que fazer. Ficaram horas tocando bola de um lado pro outro no próprio campo sem saber como penetrar. Ou talvez os argênteos realmente tenham desistido de marcar sob pressão depois da trolha que demos nele na Copa das Confederações.


Só mais um detalhe: os insulanos bretões não sabem jogar contra nós e nem gostam. O estilo é muito diferente. Deve ser um dos países da Europa que tem menos jogador brasileiro. Têm uma tendência a marcar em linha até hoje.

Sem comentários: