agosto 30, 2007

Comprar o DVD pirata de TROPA DE ELITE não é pirataria. Pelo contrário, é um direito de quem realmente pagou pelo filme. Na verdade, devia ser grátis

E-mail do meu amigo Zé José, que o postou no blog de sua revista, a Zé Pereira (revistazepereira.com):


PIRATARIA E CINEMA BRASILEIRO


Em artigo publicado no jornal “O Globo”, o diretor José Padilha expressa sua indignação por ver seu filme “Tropa de Elite” ser vendido de forma ilegal em camelôs. Segundo ele, as pessoas que compraram o DVD pirata do filme estão assistindo a ele de forma inapropriada, já que a mesma foi feita a partir de uma cópia inacabada. Isso torna mais do que compreensível sua frustração enquanto artista. Entretanto, incorreções em seu texto impedem uma maior reflexão sobre o tema. Padilha reclama com toda razão da inépcia e da cumplicidade da polícia — que não tem inibido como deveria uma prática que, afinal de contas, é ilegal. Erra, porém, ao cobrar do governo apenas mais eficácia na repressão a este tipo de crime. O governo precisa fazer muito mais.
Padilha diz que quem compra DVD pirata está prejudicando pais de família que vivem da atividade cinematográfica no Brasil. Não é bem assim: graças à política cultural de incentivo fiscal vigente, os filmes já chegam pagos aos cinemas e os profissionais que nele trabalham são previamente remunerados. Ademais, um filme que custou R$ 10,5 milhões dificilmente se pagará apenas com o dinheiro arrecadado nas bilheterias dos cinemas do Brasil — e certamente não dará lucro algum. O diretor fala de indústria cinematográfica brasileira, termo que não passa de peça de ficção. Que indústria é essa que é totalmente dependente do dinheiro público? Se um filme é feito com dinheiro de impostos — que poderia ser revertido para educação, saúde e segurança, por exemplo — ele não é só do seu produtor, pertence também a qualquer cidadão — que, ao menos em teoria, tem direito a educação saúde e segurança públicas gratuitas. Como artista consciente — com certeza o diretor de “Ônibus 174” e
produtor de “Os carvoeiros” o é — Padilha deveria cobrar do governo políticas para tornar seu filme acessível ao cidadão. Se “Tropa de elite” é um sucesso de vendas no comércio informal é porque existe demanda. Mas, como se sabe, há muito o cinema deixou de ser um bem cultural ou de lazer acessível às classes menos favorecidas. Na verdade, dadas as circunstâncias, Padilha deveria ver no pirata um aliado.

http://blogdozepereira.blogspot.com/

4 comentários:

Anónimo disse...

Esses tipos de comentários é o que mais me revolta. Estamos vendo que um erro pode gerar outro, ou seja, que pode ser feito sim a pirataria pq os filmes não são acessíveis a camadas menos favorecidadas. Nossa, mais que apologia ao crime é esse ?!?!?! Está mais que na hora de pararmos para pensar e ver que a pirataria é crime sim e que prejudica sim pessoas que trabalham de forma legal, digo isso pois me encontro no meio. O mal é pensar que é só um dvd pirata !!! O mal é pensar que é só uma besteirinha !!!

Alecio Valusek disse...

Se no comercial do ultimo capitulo da novala global com a audiência lá em cima , derrepente aparecese o trailer de "tropa de elite" um filme que até em tão ninguem conhecia e nunca tinha ouvido falar(claro se nao fosso a pirataria), um filme que fala da corrupçao da policia ,da força de um grupo que é feito por gente honesta e guerreira ( diretor , ator produtor )...
Uma historia que se passa no rio o mesmo paraiso tropical , que se passou antes do começo do comercial.
Qual seria a impressao que ficaria? A critica bateria em cima , " o horario nem o espaço era apropriado" mas pagaram pelo horario. O trailer é pirata ou não? Bem claro que é trabalho da equipe de marketing, isso é noraml.
É direito de quem esta assistindo o ultimo capitulo da novela ver o trailer do filme , ou ficar sabendo atraves do maior sucesso de vendas do ano da Uruguaiana ?
A lei dis, pirataria é crime!Entao pra que deixaram inventar uma midia que é tao facil de piratiar,no pais existe um cinema para cada 90 mil abitantes ,nos EUA é um cinema para cada 5 mil , Tudo bem eles sao eles , mais é triste mesmo , quando a gente vê um trabalho tao bem feito assim , cai nas maos da pirataria antes de cair nas salas de cinema daqui a um mes.Quanto custa o pirata? De 5 a 10 no maximo , quanto custará o ingresso do filme ,o transporte ,a pipoca , a inteira/meia uns 20 conto...rsrsrs
Nao, gratis nao . Tem que pagar mesmo, o filme é bom, de altissima qualidade visual e sonora, otimos atores um OLAVO muito bem sendo honesto , o roteiro todo mundo ja sabia como seria desenvolvido em torno da currupçao, até ai tinha tudo para ser a maior bilheteria nacional do ano , mas o pessoal do marketing nao resolveu colocar o trailer do filme no intervalo da novela ( ou sim? nao sei!)resolveram colocarar o filme nas pratilheiras da Uruguaiana , nao deu outra , nao vai ser preciso gastar um centavo nem com trailer , outdoors e nem com a capa do filme pois um cara que sabia mexer com o photoshop vez um belissima capa , para o " tropa de elite"
é ilegal eu vou ser prezo , nao seu mas espero que nao.
Poxa e falar que assisti ao filme no meio da rua com um dvd e uma tv improvisados , como se fosse uma sala de cinema , e ainda de graça.

Taurina disse...

E mais uma vez os empresários do ramo de videolocação se lascam. É interessante a foma como é colocada a questão dos impostos q são pagos pelo cidadãos, mas me diz os impostos q nós donos de locadoras pagamos? Pagamos impostos e assistimos inertes um filme de alta qualidade como TROPA E ELITE ser piratiado sem sequer ter ido ao cinema. P esta razão o filme nem vai mais sair em dvd original e se sair quem vai comprar?? Quer saber o grande problema deste país, é q todo mundo se vende, todo mundo tem seu preço, é impressionante a falta de principios. Eu pergunto as locadoras vão acabar??? Oh p q todo mundo quer comprar filme, ter em casa o filme, que eu saiba antes de surgir o dvd, todos assistiam filmes alugados. Infelizmente é a politica do EU SOU ESPERTO do Brasil. E não quero saber q os politicos roubam, nada disso. Se cada fizesse a sua parte, sem se espelhar no "vizinho" q está agindo errado, esse país ainda tinha alguma chance. Mas eu olho para o futuro e não vejo luz no fim do tunel. Tenho apenas 31 anos e não tenho nenhuma esperança que este país q moramos vá melhorar. Quer prova disso?? Observa a educação q as crianças tem hoje, vejam o q elas assistem, como agem c pais e pessoas mais velhas, observe a falta de respeito e educação que vinga nas cianças, adolescentes e jovens deste país. Observe e veja o nosso futuro.

Ave disse...

Engraçado você falar isso, vell.mello, porque o ramo de locadoras foi combatido violentamente quando surgiu no final dos anos 70. As produtoras queriam proibir que seus filmes fossem alugados, queriam que fossem apenas comprados. E, no entanto, tiveram que se curvar à (então) nova realidade.