setembro 12, 2006

O Diabo é o Pai do Rock

Esquete de 1993

Uma faixa está pendurada, no alto, onde está escrito "ALMARE - Centro de ginástica psíquica". uma mulher, de malha de ginástica e capa dá aula para dois alunos, que saltitam. nO CANTO, HÁ UMA MESA COM UMA CADEIRA ATRÁS.

professora

Levitando... deslevitando... levitando... deslevitando... (APONTA PARA UM DOS ALUNOS) Você aí... pare de fazer corpo mole!

aluna

Eu, mestra?

professora

Você mesma... Venha para cá! Vai pagar 50 meditações!

A aluna se aproxima. a professora a olha, com raiva.

professora

Vamos! Posição de Lótus! O que está esperando?

aluna

(SENTANDO-SE) Mas, mestra...

professora

Um!

aluna

Ôôôôôn!

professora

Dois!

Aluna

Ôôôôôôn!

E a professora segue contando e a aluna, sentada, em posição de lótus, encarando o vazio, fica falando "Ôôôn" a cada número. Entra o policial.

policial

Boa tarde... meu nome é inspetor Carvalho... eu queria falar com Pedro Lebre.

professora

(PARA A TURMA) Muito bem, gente... aula encerrada! Bem, vou chamá-lo, Inspetor.

Os alunos e a professora saem. O inspetor espera um pouco, andando de um lado para o outro. Entra o misterioso pedre lebre.

pedro lebre

Inspetor? Eu sou Pedro Lebre.

POLICIAL

Inspetor Carvalho. Eu sou seu fã, sr. Pedro Lebre. Li todos os seus livros. Agenda de um Bruxo. O Hermeneuta. As Valérias. Selim.

Apertam as mãos. cartas de baralho caem das mangas de pedro lebre o tempo todo. pedro lebre senta-se atrás da mesa. o inspetor fica em pé.

pedro lebre

Sente-se, Inspetor.

policial

Er... não há outra cadeira...

pedro lebre

Não tem problema. (PEGA SUA CADEIRA E A DÁ PARA O INSPETOR, MAS CONTINUA SENTADO. POMBAS SAEM DE SUA CAPA) Eu fico levitando.

policial

(SENTANDO-SE) Temos um caso estranho nas mãos, sr. Lebre... e, embora seja altamente irregular, achei que somente um ocultista poderia lançar alguma luz no caso... (PEGA UM ENVELOPE PARDO NO PALETÓ E O ENTREGA A LEBRE) Veja estas fotos...

pedro lebre

(PEGA O ENVELOPE E O ENCOSTA NA TESTA, FECHADO. CONCENTRA-SE) Hm... uma comunidade pacífica e paradisíaca... estranhas criaturas peludas chegam... ingerem misteriosas poções e entoam cânticos incompreensíveis... tentando capturar donzelas indefesas...

policial

Oh, desculpe... essas são as fotos do meu filho e os amigos em Búzios... (PEGA OUTRO ENVELOPE E O ENTREGA A LEBRE) São essas as fotos que eu queria que o senhor visse...

pedro lebre

(ENCOSTANDO O ENVELOPE NA TESTA) O Museu Imperial... um vigia morto... uma redoma de vidro quebrada... houve um assalto no Museu Imperial... o que levaram, inspetor?

policial

Aí é que está o busílis, sr. Lebre. Não levaram nada de valor... apenas uma estatueta oriunda das Ilhas Swapho.

pedro lebre

(ASSUSTADO) O quê? Uma estatueta das Ilhas Swapho? E houve outros roubos como esse?

policial

Sim... um colecionador particular nos comunicou o roubo de um ídolo inca...

pedro lebre

Oh, não! A estatueta de Swaphoili e o Fetiche Arumbaia! A coisa é pior do que eu pensava!

policial

Você sabe o que está acontecendo? Quem foi o ladrão?

pedro lebre

Forças terríveis podem ser desencadeadas... mas para saber quem foi, terei que contactar... o homem gordo! (PEGA O TELEFONE E DISCA) Alô? É do Bar Místicos & Esotéricos? Eu queria falar com o Homem Gordo.

homem gordo

(OFF) É ele quem está falando...

pedro lebre

Aqui é Pedro Lebre... eu preciso de algumas informações sobre o roubo da Estatuteta de Swaphoili e do Fetiche Arumbaia...

Enquanto os dois falam, o policial pega o fio do telefone, vê que não está ligado a lugar nenhum e olha estranhamente para pedro lebre.

homem gordo

(OFF) Não pelo telefone... venha até aqui... (SINISTRO) Ha, ha, ha. (DESLIGA)

policial

O telefone não está ligado em lugar nenhum...

pedro lebre

Telepatia celular... vamos, temos que ir até o Místicos & Esotéricos.

os dois saem. o palco é arrumado para ser um bar. uma porteira toma conta da entrada. lebre e carvalho aparecem e a porteira os barra.

porteira

Qual é a senha?

pedro lebre

Olhe bem nos meus olhos... você está sob meu poder... você é uma galinha... você é uma galinha? Compreende?

porteira

Sim, mestre.

pedro lebre

Então me diga... quem você é?

porteira

Meu nome é Ailime... eu sou modelo e atriz.

policial

Meu Deus! Funcionou!

pedro lebre

Vamos entrar.

Os dois entram. encontram uma mulher magra sentada na mesa. lebre dirige-se a ela.

pedro lebre

Queríamos falar com o Homem Gordo.

mulher magra

Sou eu.

policial

Mas você é mulher e magra!

mulher magra

Estou disfarçado. Temos que ser discretos. Metade deste bar tem um terceiro olho. (PAUSA. VÊ OS OLHARES DE DESAPROVAÇÃO DE LEBRE E CARVALHO) Na testa. Místico, entende? Visão da alma, saca? Tudo bem. Lembrem-se de falar em código. Querem alguma coisa?

pedro lebre

Antenor Mayrink Veiga.

mulher magra

Ah, já comeram muito e querem descansar um pouco. Tudo bem. (ESTALA OS DEDOS. UMA REFEIÇÃO VEM VOANDO NA DIREÇÃO DELE) O que vocês querem saber?

pedro lebre

O que você sabe sobre o roubo da estatueta Swaphoili e do fetiche Arumbaia?

mulher magra

Trouxe os objetos de poder para mim?

policial

Objetos de poder?

Mulher magra

Sim... artefatos raros e antigos... de quando a humanidade era jovem e inocente.

pedro lebre

Aqui estão eles... (VAI ENTREGANDO À MULHER MAGRA) Uma faixa do Fluminense campeão... um disco de ouro do RPM... um ingresso para a Mamão com Açúcar... e aqui... o objeto mais difícil da minha coleção... um neurônio de Júnior Baiano!

policial

(CURIOSO) Artefatos bem antigos.... (À MULHER MAGRA)

pedro lebre

Diga-nos o que queremos saber.

mulher magra

Dizem por aí que no Cemitério das Almas Perdidas, um homem está reunindo poder...

policial

(AFLITO) Quem?

Enquanto eles conversam, a faca da refeição da mulher magra começa a levitar. Pedro lebre se levanta repentinamente, gritando:

pedro lebre

Cuidado, uma faca!

A mulher magra se desvia da faca. O policial se abaixa. pedro lebre começa a fazer gestos hipnóticos para a faca.

pedro lebre

Eu cuido disso! Você é um cavalo! Você é um cavalo!

faca

Eu sou o Edmundo... eu sou o Edmundo!

policial

Meu Deus! Funcionou!

mulher magra

(LEVANTANDO-SE) Vamos! Por aqui!

os dois seguem a mulher magra, mas são atacados por outros objetos levitantes.

pedro lebre

Cuidado! Um copo!

Eles se desviam do copo.

pedro lebre

Cuidado! Uma Crush de casco escuro!

Eles se desviam da crush de casco escuro.

pedro lebre

Cuidado! Um exemplar autografado deEu Nua - a autobiografia de Odete Lara!

Eles se desviam do LIVRO autografado de ODETE LARA, mas, quando estão prestes a alcançar a saída, pedro lebre grita apavorado:

PEDRO LEBRE

Batatas Fritas!

Batatas fritas são ridiculamente atiradas sobre a mulher magra, que urra de dor quando elas a atingem e cai ao chão, gritando, enquanto luta desesperadamente com elas. carvalho tenta ajudar, mas lebre o puxa.

pedro lebre

Não há nada a fazer por ele...

policial

Você quer dizer...

pedro lebre

Sim... ele está frito. Vamos embora... temos um encontro marcado com o Destino no Cemitério das Almas Perdidas... e que o eterno Vishanti nos proteja!

saem. escurece. as mesas são levantadas e viram lápides. clareia. Lebre e carvalho entram.

pedro lebre

(OLHANDO AS LÁPIDES) Sic Transit Gloria Mundi... veja todos estes túmulos... Paulo Ricardo... Giovanni e Marcelinho Carioca... Teatro Besteirol... quão vã é a glória humana...

policial

Tem idéia do que pode acontecer aqui?

pedro lebre

Os artefatos roubados possuem forças capazes de levantar os mortos... temos que evitar que eles sejam usados, a todo custo...

policial

E sabe quem pode estar por trás disto?

pedro Lebre

Desconfio... e rogo para que esteja enganado... atenção eles vêm vindo! Os disfarces!

Os dois põem copas de abajur na cabeça e ficam inteiramente eretos. Entram figuras envoltas em sinistros mantos, cujos capuzes cobrem os rostos. Eles traçam um pentagrama e colocam a estatueta swaphoili e o fetiche arumbaia dentro do pentagrama. Acendem velas nas pontas da estrela. De repente, um deles nota nossos heróis. O Líder fala com ele.

líder

O que tanto olha, número dois?

número 2

Estes abajures... há algo de estranho com eles.

líder

É que estão apagados... acende pra gente desenhar melhor o pentagrama.

O Número 2 gira em torno deles, observando-os bem.

número 2

Não acho o interruptor...

líder

Deve estar debaixo da copa. Procura ali.

O Número 2 levanta a copa de pedro lebre e olha estranhando para a cara dele. Pedro lebre pega uma lâmpada no bolso e tenta esconder o rosto atrás dela. Os outros estão ocupados, de costas.

número 2

Você não é um abajur!

pedro lebre

Olhe bem nos meus olhos... sua voz não sai... ninguém pode ouvi-lo... nenhum ser humano pode compreender o que diz!

número 2

(A VOZ VAI SUMINDO) Sim, mestre... eu sou João Gilberto... eu sou João Gilberto...

líder

E então? Cadê a luz?

número 2

(FALANDO MUITO BAIXINHO E AFINADO) Eles não são abajures!

líder

Como é? Cadê a luz?

número 2

Desliga o ar condicionado! (PUTO) Ah! Vou embora! Chega! (SAI)

número 3

Ué... que bicho o mordeu?

líder

Vamos... temos que começar a invocação.

pedro Lebre

(TIRANDO O DISFARCE) Pare! Não mexa com essas forças do Mal!

número 3

Pedro Lebre! (INVESTE CONTRA ELE, MAS PEDRO LEBRE O AFASTA COM UM GESTO HIPNÓTICO E ELE CAI, DESMAIADO)

pedro lebre

(ANDANDO ATÉ O LÍDER) Sua trilha de sangue termina aqui... vamos, entregue-se!

líder

Ha! Com quem você pensa que está lidando? Eu sou o Mestre das Forças Místicas! Em nome do terrível Dormammu da Dimensão Negra, invoco meu exército de fantasmas!

Vários paletós vêm flutuando e cercam pedro lebre e o policial que TIRARA O DISFARCE E observava a cena.

policial

Que fantasmas são esses?

pedro lebre

Funcionários Fantasmas. Eles não farão nada a não ser que você faça alguma coisa...

líder

Sim... mas vocês não têm como escapar...

policial

Quem é você, afinal? O que deseja? Por que matou o vigia do museu? Quais são os seus planos?

líder

(TIRANDO O CAPUZ LENTA E SOTURNAMENTE. SORRI) Creio que seu companheiro sabe muito bem quem sou...

pedro lebre

Meu antigo parceiro e companheiro... Saul Seixos!

policial

Mas Saul Seixos está morto!

líder

Era o que eu queria que pensassem... ninguém me chamava mais para fazer shows... as gravadoras não queriam papo comigo... chamavam-me todos de louco... pois então resolvi realmente ser louco! Simular minha morte foi apenas a primeira parte do plano! Bastou dizer que foi cirrose que todos acreditaram... e, como eu pensava, as vendas de meus discos e até de meus livros dispararam! A Sociedade só pode suportar gênios mortos! Veja Elvis Presley! Jim Morrisson! John Lennon! Foi assim que eu consegui os fundos para consumar minha vingança!

pedro lebre

Sua vingança? Mas você já se vingou! Você está rico, seu talento foi reconhecido! E conjuntos oportunistas cover assombram as casas de show torturando os que não quiseram conhecê-lo enquanto vivo! O que mais deseja?

líder

O que mais? Ha! Às vezes você me pergunta... ha... perguntas não vão lhe mostrar... eu falei de Elvis Presley, não? Pois bem, este é o meu plano! Com a ajuda destes artefatos, eu irei ressuscitar Elvis... e nos lançaremos como uma dupla sertaneja! Invocarei forças infernais para fazermos sucesso... e lançaremos uma música atrás da outra! O mundo ficará soterrado sob toneladas de música sertaneja! Mais e mais música sertaneja! Dos recusados, Elvis e Saulzito! Percebe a ironia? Tanta música sertaneja que todos perderão o ouvido para a música... e tudo isto vindo daqueles que poderiam ter apurado o gosto musical de toda a humanidade!

pedro lebre

Você está louco, Saul... deixe-me ajudá-lo... (MEXE ESTRANHAMENTE DENTRO DA CAPA)

líder

Louco, eu? Eu? Eu estou muito além destes julgamentos morais! Eu sou o Início, o Fim e o Meio! A Mosca que caiu na sua sopa! Eu transformo água em vinho, chão em céu, pau em pedra e cuspe em mel! E vocês não têm como me deter! HAHAHAHAHA! (VIRA-SE PARA OS ARTEFATOS MÍSTICOS) Em nome de Oshtur e Cyttorak, eu vos invoco, Senhor das Trevas... (VAI FALANDO PALAVRAS MÁGICAS)

policial

Vamos ficar só assistindo? Se são funcionários fantasmas, talvez possamos afastá-los com alguns cargos gratificados...

pedro lebre

Não! Deixe-o! Ele não sabe com o que está lidando! Vamos ficar aqui!

policial

Mas temos de fazer alguma coisa!

pedro lebre

(CONTENDO-O) Não! Fique quieto! Apenas feche os olhos! Não olhe! Não olhe!

líder

(TERMINANDO A INVOCAÇÃO) Magnus Maximus Agnus ego invocabur ROLLOC!

PEDRO LEBRE VIRA-SE DE COSTAS PARA SAUL E PROTEGE O POLICIAL COM SUA CAPA. SAUL RI LOUCAMENTE, OLHANDO PARA FORA DE CENA.

LÍDER

Sim! Venha para mim! Venha! Você é meu... espere... (ASSUSTANDO-SE) O que está fazendo? Pare! Eu sou seu mestre! Pare, eu ordeno! Pare, você não pode me desobedecer! Não! Não! Nãããããããããããããããããããããããããããoooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

Uma ridícula mão picareta enorme e peluda pega saul pelo pescoço e o leva enquanto ele grita "não, não!". há um estrondo. Escurece e clareia novamente. pedro lebre olha para trás e tira a capa da frente do policial.

PEDRO LEBRE

Está tudo bem agora... pode olhar...

policial

O que... o que aconteceu?

pedro lebre

Ele foi levado pelo demônio que pretendia escravizar. Ele não devia ter nos revelado seu plano. Enquanto ele falava, eu liguei meu aparelho de telepatia celular... (TIRA DO BOLSO O TELEFONE E O MOSTRA A CARVALHO) e disquei para as profundezas infernais...

policial

Mas... de que isso adiantou?

pedro lebre

Ele pretendia primeiro escravizar o demônio... para depois forçá-lo a seguir suas ordens... mas o demônio foi mais esperto e o pegou primeiro... você sabe como são os demônios, eles não fazem nada que vá contra sua natureza...

policial

Mas... por quê? Se o seu plano funcionasse, ele ia acabar com o bom gosto da humanidade... seria terrível, terrível... como alguém poderia pensar cercado de música sertaneja por todos os lados? O mundo viraria um caos, uma balbúrdia! O que faria um demônio rejeitar um plano desses?

pedro lebre

(ANDANDO ALTIVO ATÉ OS ÍDOLOS E RECOLHENDO-OS) Música sertaneja, meu caro. A música sertaneja era a chave...

policial

Ainda não compreendi...

pedro lebre

(CAMINHANDO ATÉ O NÚMERO 3 E LEVANTANDO-O) Ele esqueceu um ponto fundamental... pobre Saul... estava obcecado por vingança...

policial

(IRRITADO) O que ele esqueceu, afinal? O quê?

pedro lebre

Ele queria entupir o mundo com música sertaneja, meu caro... (DEIXA O NÚMERO 3 COM O POLICIAL) e esqueceu que... (VAI SAINDO) ... todo pai cuida bem de seu filho... e... (SAI. FALA EM OFF) O Diabo... é o pai do Rock!

Sem comentários: