dezembro 04, 2006

Mais Pretensão - De uma Peça minha (FATA SUBURBAS0:

FATA
Aceitas sempre assim tranquilamente o que os outros lhe dizem?

PEDREIRO
( BRINCANDO ) Vindo de ossos falantes, sempre.

FATA
( RI, TODA CONTENTE ) Hi! Já troças de mim! Estamos íntimos!

PEDREIRO
Eu, íntimo teu? Nem sei o que você é, como uma mulher foi virar um osso dentro de uma pedra...

FATA
Como? Alguns dizem que há tempos fui aprisionada dentro de uma rocha usada na construção deste prédio. Outros dizem que me decepcionei com o mundo e encasulei-me em busca de tempos mais propícios. Contam também que sou uma metáfora da magia encerrada dentro de nós... outros tantos que sou um teste como a espada na pedra - aquele que me libertar será o rei de sua vida e seu destino. Há os que dizem que cada pedaço de matéria é um ovo chocando algo como eu. E os que propagam que eu seria a encarnação dos sonhos dos moradores daqui, absorvidos pela pedra noite após noite, sono após sono.

PEDREIRO
E qual é a verdade?

FATA
Certamente uma das versões que mencionei, pois se tantos não conseguiram descobri-la, certamente não seria eu a conseguir imaginá-la...

PEDREIRO
Mas você consegue saber até o que vai acontecer com a minha filha...

FATA
Mas o já acontecido não me interessa.

PEDREIRO
Se é o que você diz...( COMEÇA A QUEBRAR PEDRA ) Se importa?

FATA
Não, ao contrário, adoro ver-te trabalhando, sentir-te esculpindo...

PEDREIRO
Eu não sou escultor...

FATA
Só as nossas obras sabem de nós...


CORTA PARA A CENA FINAL:

FATA
Nada me aperta mais! Nada me tolhe mais! Meu peito inala e exala novamente! Meu coração bate! Eu estou livre outra vez! Ah, todos vós, eu estou livre para singrar e descobrir! Mares, nunca dantes navegados! Onde homem nenhum jamais esteve! O infinitamente grande, todo dentro do infinitamente pequeno! Oh, Criação, Filha do Cataclisma, preparai-vos, pois tuas sementes cresceram e agora se preparam para confrontar-vos ! ( AO PEDREIRO ) E a ti, me despeço mais falando do amanhã: O mundo terminará em fogo, o mundo terminará em água, o mundo terminará com um estrondo, o mundo terminará com um suspiro e o sangue derramado no interior de cada um de vós se encontrará ao fim de tudo e suspirará por uma velha rocha escura suspensa no vazio e sorrireis uma última vez antes de vos voltardes para o futuro, para as luzes no vazio, cada vez maiores...

PEDREIRO
( EMOCIONADO ) E você, que sabe tudo, a gente ainda se revê?

FATA
Ver é o de menos...mas quanto ao futuro, tens que aprender a descobri-lo sozinho. Obrigada. ( APROXIMA-SE DO PEDREIRO CONSTRANGIDO E BEIJA SUA TESTA ) Teu suor é gostoso. (VIRA-SE ) Guarda minhas palavras e minhas imagens. No fim, o que existe é o que lembramos. Adeus! Adeus! Que vos guiem os anjos! (EFEITOS DE ILUMINAÇÃO E SOM. A MÚSICA PÁRA. TODOS OBSERVAM A PARTIDA DA FATA. ELA VAI. A ILUMINAÇÃO VOLTA AO NORMAL. AS PESSOAS SE DISPERSAM. MARCOS E VERINHA JÁ SE BEIJAM SENTADOS. O PEDREIRO CONTINUA OBSERVANDO A PARTIDA DA FATA).

Da Peça FATA SUBURBAS

Sem comentários: