março 18, 2009

Um Dia no Engenho de Dentro IV - Fachadas






Foi por ver a cimeeira dessa vila que atravessei a linha de trem pra fotografar umas casas. Bonita e antiga. Infelizmente não consegui encontrar ninguém que me desse alguma informação sobre ela.





O dono da loja que fica na garagem dessa casa me contou que a dona dela é uma professora quarentona que mora lá com a filha - ambas chegam tarde. A casa, segundo ele, é uma "mansão", que as moças estão tentando fazer tombar. Impressionou a ele que até as paredes são pintadas - como as do Museu de Arqueologia de Araruama - embora o interior precise de uma reforma. "Pintadas mesmo, com paisagens, pessoas", ressaltou ele.





Sobrado abandonado.




Um belíssimo sobrado de 1916, mas o dono da loja de baixo achou que uma proteção de alumínio lisa era mais bonita.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá pessoal. O interessante de alguns imóveis antigos, além de muito bonitos, é que na época de sua construção, foram utilizados materiais importados, como telhas vindas da França e madeira do leste europeu. Com relação a bela casa que tem uma loja na garagem, um parente meu que morou no Eng. de Dentro comentou certa vez que pertenceu a um dentista. Abraços.

Anónimo disse...

parabéns pela iniciativa. Sempre gostei dessas construções. Pena serem tão desvalorizadas pela falta de estrutura da Prefeitura, o desinteresse dos proprietários e a justificada despesa para coloca-la em sua plenitude de volta. No exterior, são super valorizadas.

Anónimo disse...

Boa noite
A casa que tem uma loja na garagem , passei esses dias e tem uma placa de vendo , acho que não vai ser tombada.
Logo logo a história vai virar minha casa , minha vida
Essa casa foi construída pelo interventor do Rio de Janeiro .

Anónimo disse...

Boa noite
A casa que tem uma loja na garagem , passei esses dias e tem uma placa de vendo , acho que não vai ser tombada.
Logo logo a história vai virar minha casa , minha vida
Essa casa foi construída pelo interventor do Rio de Janeiro .

Anónimo disse...

Minha família teve um casarão nesta região, (Rua Goiás, bem próximo destas casas das fotos) construído, me parece, no final do século XIX. A casa tinha 3 salas e, como já foi dito em um comentário acima, muitos materiais de sua construção eram importados. Na época da construção da casa, acho que certas peças não eram fabricadas no Brasil e vinham de fora. As telhas da casa eram da cidade de Marselha, na França. As peças do banheiro eram inglesas. Quanto ao madeiramento, havia pinho de riga (madeira européia, muito resistente, rara hoje em dia mas acho que bem acessível na época), além de peroba e cedro. As portas e janelas eram muito bonitas. Esta casa foi vendida no início dos anos 2000 e não poderia ser preservada, pois está sujeita à demolição, para o alargamento da rua. Penso que muitas construções antigas no subúrbio do Rio possuem as características aqui citadas, ou seja, muito material importado.

Ave disse...

Muito obrigado pela informação!

Anónimo disse...

Às vezes, quando ando pelas ruas do meu bairro, fico olhando as antigas casas. Algumas tem a data de sua construução e fico vendo qual é a mais antiga. Acho que a mais antiga estava escrito 1914, mas não lembro onde. Encontrando, voltp aqui e posto o local.