março 22, 2009

Um Dia no Engenho de Dentro VII b - Museu do Inconsciente II


O principal motivo para meu passeio no Engenho de Dentro foi visitar o Museu do Inconsciente, que só funciona nos dias de semana, em horário comercial. Não era de se espantar que eu fosse o único visitante e tive que esperar as férias pra fazer o programa.


O acervo é pequeno. O museu funciona em um prédio dentro do hospital psiquiátrico de Engenho de Dentro (como já dizia a música de Sérgio Sampaio - fui internado ontem/ na cabine 103/ no hospício de Engenho de Dentro/ só comigo tinham dez/ eu tô doente do peito/ eu tô doente do coração/ a minha cama já virou leito/ disseram que eu perdi a razão/ eu tô maluco da idéia/ guiando o carro na contramão/ saí do palco e fui pra platéia/ saí da sala e fui pro porão).


Embora a princípio o hospital pareça estar abandonado e caindo aos pedaços, ao entrar nele há inegavelmente em seu campus uma atmosfera mais relaxada e tranquila. O blogueiro achou que seria pouco educado fotografar os pacientes caminhando pelas alamedas arborizadas (incluindo um senhor andando lentamente, vestindo camisa social, bermuda e capacete de proteção para pugilistas) e por isso tão poucas fotos.

Alguns anos atrás, o blogueiro visitou uma exposição de uma pequena parte do acervo do museu no Centro Cultural da Saúde, na praça XV, apreciando sobremaneira um fotógrafo cujo nome ora escapa, bem como, em outra mostra, na Casa França-Brasil, as esculturas de Bispo do Rosário. Nenhum deles está exposto no salão principal do Museu do Inconsciente. No mesmo prédio funcionam parte dos ateliês dos internos e em certo momento o blogueiro chegou mesmo a entrar desavisadamente durante uma sessão, já que não há nenhum impedimento no corredor.


O único lugar em que deixavam fotografar no museu era no térreo, onde estavam expostas essas duas esculturas. A da esquerda, a primeira, é de um paciente antes da lobotomia. A segunda é depois da cirurgia criada por Egas Moniz e mostra as consequências de tal operação.

Não há permissão para fotografias no andar superior, mas ninguém fica vigiando o público e, como já dito antes, não havia outros visitantes. Mesmo assim o blogueiro sentiu-se constrangido a obedecer às ordens. Não é de artistas internacionalmente famosos ou instituições promovendo mostras com dinheiro desviado de impostos para louvar uma marca de cerveja que se está falando. Além disso, o clima de tristeza é assoberbador.

Uma série de pinturas foi feita por um ex-sargento de marinha que se casou com uma vizinha loura e lindíssima. Três meses depois, ao saber que ela o traía, o casamento se desfez, e com ele a sanidade do pobre marujo. Pelo resto da vida ele faria tratamento psiquiátrico, pintando sem parar retratos de sua ex-esposa, até que, aos sessenta anos, décadas após o acontecido, ao reconhecer sua amada num quadro que estava terminando, foi tomado pela emoção e teve um enfarte fatal ainda segurando o pincel, deixando esta vida caído sobre o rosto da única mulher que realmente amou.

Outra série foi pintada por Fernando Diniz. Garoto inteligentíssimo e paupérrimo, era sempre excelente aluno, mas nunca conseguiu se enturmar com os colegas de classe por sua miséria, morando com os muitos irmãos em cabeças de porco imundas. Seu grande sonho era casar com a filha de uma das patroas de sua mãe, mas, enquanto cursava o segundo grau, sempre com ótimas notas, soube que a moça havia se casado e então abandonou o mundo da sanidade relativa.

Em seus quadros, Fernando Diniz pintava insistentemente a casa que gostaria de ter, uma casa só para si, decorada como uma mansão vitoriana da belle époque, com piano, aparadores, tapetes, quadros e pesadas cortinas, com sua perspectiva alterada, lembrando Matisse e outros modernistas.

Outra paciente, reprimida pela mãe, pintava insistentemente moças-flores, refletindo sua própria condição, incapaz de se livrar da figura materna para realmente se sentir atraída sexualmente por homens. E há também a obra de Emygdio, com quadros alguns de grande agressividade e tensão mesmo retratando jarros floridos e outros com paisagens decompostas em quadrados, lembrando a fase inicial de Mondrian em sua busca da forma secreta que se esconde por trás de todas as formas (uma busca por Deus, é claro).

Emygdio, assim como Fernando Diniz, também tem pinturas imaginando como seria o ateliê que gostaria de ter, parecido com os que vemos nas pinturas dos impressionistas e modernistas, mas retrata ao lado o "ateliê real", um sombrio aposennto com ele sentado, quase como se acorrentado, em frente ao cavalete.


Gatos são bem tratados no campus do hospital. Nise da Silveira, nossa grande psiquiatra, fundadora do museu, única mulher a se formar em medicina numa turma de 158 alunos no Nordeste no começo do século XX, adorava esses animais. O blogueiro lembra de uma reportagem em que ela contava como uma moça, após apanhar muito do pai, atirou o gato contra a janela, matando-o, para expressar sua entrada no mundo da loucura. Ou algo parecido.

Nise da Silveira tinha a mesma visão humanista de Pinel numa época em que surgiam a lobotomia e os psicotrópicos no seu campo. Comunista, feminista, rebelde, há todas essas informações sobre ela no museu, mas nada pessoal. Não sei se é o voyeurismo ou instinto de escritor que me deixa interessado em saber como seria a vida amorosa dela - seria ela tão libertária fisica quanto intelectualmente ou teria sublimado tudo isso em sua longa e produtiva vida?

Voyeurismo e instinto de escritor é tudo a mesma coisa.

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