novembro 01, 2009

Descoberta uma Cópia Completa de METROPOLIS, de Fritz Lang

O clássico expressionista que inspiraria todas as sociedades distópicas futuristas exibidas na tela grande está de volta em sua versão original! Como você sempre pode contar em encontrar um alemão desaparecido na Argentina, foi lá que desenterraram a preciosidade. Em 16 mm e péssimo estado, mas e daí, antes do DVD, blu-ray e tevê em alta definição a gente não ligava a mínima pra isso. A primeira vez em que vi Encouraçado Potemkin foi em 8 milímetros, a céu aberto, projetado numa tela que ficava balançando com o vento. A fita foi encontrada num cineclube depois que um pesquisador ouviu casualmente um projetista reclamando de como tinha sido muito mais longa a projeção que ele tinha feito de METROPOLIS anos atrás.



METROPOLIS foi lançado originalmente com 210 minutos, mas não fez o sucesso esperado e os produtores começaram a cortar aqui e ali. Pro lançamento americano, foi cortada ainda mais, com várias subtramas e diversos personagens simplesmente sumindo da história. Anos maia tarde, quando seu status de clássico era indubitável, começaram os esforços para tentar se restaurar o filme. Que agora finalmente poderão ser completados.

A versão restaurada anterior, de 2001, lançada em DVD, vai ser combinada com cenas desta cópia de 16 mm para reestrear triunfalmente no Festival de Berlim de 2010. E se você acha que METROPOLIS não merece esta fanfarra toda, saca só a foto do prédio - todos os cenários são grandiosos e espetaculares. Este edifício em particular, seria copiado quase totalmente para a Tyrrell Corporation em BLADE RUNNER, que também se apropriou do visual art-decó e se tornou por sua vez a referência em futuros distópicos a partir dos anos 80.

Leia aqui mais sobre a descoberta.

Sem comentários: