novembro 08, 2009

Tevês Contemporâneas para Principantes

Como funcionam as tevês contemporâneas.

A tevê de plasma tem pixels que contêm gás. ligados a contatos elétricos. Quando o contato liga, o gás emite radiação, que bate na tela com material fosforescente (como as tevês de tubo) e gera luz.
O pixel de plasma só tem dois estados: ligado e desligado - as tonalidades intermediárias são conseguidas piscando. Pra gerar um ponto que seja 60% de cinza, por exemplo, durante o "frame", o pixel vai ficar aceso 60% do tempo e apagado 40%.

A tevê de cristal líquido tem uma (normalmente duas) lâmpadas no fundo, um filtro polarizador na frente e no meio uma camada de um material que, quando recebe corrente elétrica, polariza a luz que passa por ele, ortogonalmente ao filtro da frente. Como você provavelmente não entendeu, pense na LCD como tendo uma luz no fundo e, antes da tela, um monte de persianinhas, daquelas de filme noir, que você puxa uma cordinha e elas giram e bloqueiam a luz progressivamente.

As vantagens e desvantagens: a tevê de plasma, por ter material fosforescente na tela, reflete muito a luz do ambiente, como as tevês de tubo. As tevês de cristal líquido se prestam melhor a ambientes iluminados.

A tevê de LCD, por ter essas persianinhas, torna-se menos visível quando visto de frente - exatamente como quando você olha pra dentro de uma sala com persianas; fora do ângulo correto, a imagem vai sumindo.

A tevê de LCD consome menos energia nominal; no entanto, a luz do fundo dela está SEMPRE acesa, o que significa que ela estará o tempo todo gastando o máximo de energia; a tevê de plasma só atinge a energia listada no manual quando todos os pixels estão acesos; no fim, as duas gastam aproximadamente o mesmo - a LCD ligeiramente menos.

A tevê de plasma, por usar material fosforescente e emitir radiação, pode "queimar" uma imagem no vidro, um "fantasma" que jamais sairá, se você deixar, digamos, um DVD em pausa por uma hora, ou assistir sempre a filmes com aquelas barras pretas.

A tevê de LCD tem um eletrodo em cada pixel pra controlar a persianinha, mais um circuitinho pra tornar a imagem visível a quem não esteja exatamente de frente pra tevê (embora quem a veja de lado sempre vai ver a imagem perder o brilho e o contraste). Isso a torna mais vulnerável a falhas. TODO monitor de LCD tem pontos pretos - o do meu computador tem uma meia dúzia, que são "pixels mortos", que queimaram o circuitinho e nunca vão acender. Se a sua tevê de LCD chegar com mais de três (ou cinco, depende do fabricante), você pode pedir pra trocar. Se vierem no centro da tela, também.

A tevê de LCD, por causa desse circuitinho em cada pixel, é bem mais lenta que o "liga-desliga" da plasma. Isso significa que, em imagens em movimento, o chip da tevê não consegue processar toda a resolução da imagem e a diminui, às vezes para tanto quanto uma tevê de tubo - incluindo as "Full HD". Por isso, evite de qualquer maneira comprar LCDs de 60 Hz, isto é, sessenta ciclos por segundo. As de 120 Hz têm o dobro da velocidade e conseguem processar movimentos mais rápidos, mas ainda assim mostram menos linhas que as de plasma com uma resolução semelhante (as LCDs de 60 Hz, Full HD, em sua maioria, têm menos resolução que uma plasma HD).

As tevês de LCD têm pixels menores e podem chegar a Full HD até em monitores de 32 polegadas (ou menos, se interessasse à indústria). Só agora a tevê de plasma conseguiu atingir o Full HD em telas de 42 polegadas, mas essas são mais caras que as plasmas normais, embora ainda mais baratas que as tevês de cristal líquido do mesmo tamanho.

As tevês de plasma têm pixels que apagam e ficam completamente escuros (na prática, não, já que pisca tão rápido que o material fosforescente da tela ainda não acabou de apagar quando é religado). As de LCD, por serem persianinhas, sempre deixam vazar luz e não conseguem mostrar um preto verdadeiramente negro. Por isso ambos os tipos fazem tanto escarcéu quanto a nível de contraste e de preto, mas não se deixem levar por suas declarações, já que ninguém sabe quais os parâmetros que eles usam (é como o antigo PMPO das aparelhagens de som, que dava potências quinze vezes maiores do
que as reais nos anúncios). Com menos preto, há menos contraste nas cores.

As tevês de plasma piscam constantemente. Assistindo a pouca distância, mesmo que você não perceba esse piscar, sua vista pode acabar cansando. A tevê de LCD usa uma maneira mais suave de conseguir as tonalidades e tem uma imagens com uma aparência mais firme.

Sem comentários: