junho 06, 2011

Cuidado! Seus Genes Vão Pegar Sua Filha!


O casal com diferença de idade aí em cima, segundo o programa de Steve Wilkos, da tevê americana, são pai e filha. Ela tem 18 anos e ficou sem vê-lo entre os 6 e os 16 anos, quando se encontraram no MySpace e acabaram na cama - no sentido carnal mesmo. Segundo a matéria do G1, reproduzida neste saite, eles teriam mostrado ao apresentador um video deles entregando-se vorazmente aos reclames da carne pra provar que estavam falando a verdade.

Nos anos 70 e 80, a corrente mais em voga da psicologia, condizente com a contracultura, era a antipsiquiatria. Tudo era questão de criação, falta de compreensão e solidariedade, essas coisas. Com a emergência dos novos psicotrópicos pra controlar a cabeça dos perturbados, o pêndulo se inverteu novamente e os motivos para aflições mentais e até para a formação da personalidade e do caráter passaram a ser todos genéticos. O principal argumento dessa turma era a de que gêmeos idênticos separados no nascimento tinham boa chance de desenvolver certas características pessoais semelhantes.

Antes desse papo entrar em moda eu nunca tinha sequer considerado que um grupo tão específico fosse tão relevante estatisticamente. O estudo comparava os gêmeos da seguinte forma: se 70% dos pares eram tímidos, então timidez era 70% genética e 30% ambiental. É claro que isso deve ser uma simplificação exagerada das matérias jornalísticas sobre o assunto, ou então esses cientistas ignoraram completamente as mais básicas noções de estatística e desvio-padrão. Para não falar na classificação de timidez e afins. A coisa anda tão eugênica que até homossexualismo está sendo atribuído aos genes, sem explicar como um genótipo que tende a não se reproduzir faça parte de uma parcela tão grande da população.

Mas, face ao caso de irmãos que se reencontram após anos separados e acabam se pegando, foi desenvolvida outra teoria: a da impressão sexual reversa. Todo mundo que já assistiu a um vídeo de vida selvagem sabe que uma ave como galinha ou pato reconhece como sua mãe a primeira coisa que vir ao sair do ovo. Nos humanos, seria o inverso: gente que for criada junta até os seis anos de idade é incapaz de sentir atração sexual mútua. Inverte-se Freud: não se cria um tabu para reprimir o incesto, mas sim o incesto geneticamente reprimido é que cria o tabu.

É claro que isso não explica porque tanto pai pega os filhos, principalmente nos Estados Unidos, onde, a se julgar pelas autobiografias (ou biografias não-autorizadas) de gente famosa o esporte mais popular das terras gringas é carcar a filharada, inclusive no caso acima, em que o careca morou com a garotinha até os seis anos. Dez minutos de pesquisa na Web vão revelar que incesto é uma das fantasias preferidas de pornografia escrita e normalmente quanto mais reprimido é um impulso mais excitante ele se torna...

Sem comentários: