junho 09, 2011

The Matrix



O Marquinhos passou sábado aqui com o filho Lucas. Pra distrair o moleque de 6 anos, liguei meu Wii e botei o jogo acima, a luta de espadas do disco do Sports Resort. Pra quem não está ligando o nome à pessoa, o Wii é aquele console em que, em vez de apertar teclas direcionais, você segura o controle como se fosse um bastão e os seus movimentos são espelhados pelo seu avatar na tela. O blogueiro não jogava games desde a época do primeiro The Sims, mas essa sacada da Nintendo me fez comprar um aparelho pra mim - e valeu a pena, até minha mãe, que nunca tinha posto as mãos num jogo eletrônico, se amarrou no boxe.

O Sports Resort contém um aparelhinho que torna os movimentos na tela ainda mais fieis ao que você faz com o controle, dando ainda mais realismo. Com uma tela de 50 polegadas na sua frente rodando esse ataque de esgrima aí em cima, a sensação é de que você é o Toshiro Mifune abrindo caminho entre inanes adversários. Em suma, o joguinho é um barato e o Lucas ficou fascinado pelo jogo, não queria nem ir embora. Ainda falei com o Marquinhos que podíamos descer até o Praia Shopping comprar o disquinho (o Marcos tem o Wii (1), mas ele estava com pressa e disse que veria depois isso no Shopping Center da Gávea. Que, obviamente, não tinha o game. Assim, ele chegou em casa e encomendou imediatamente pelo Submarino o seu exemplar.

Isso foi no sábado. Como o joguinho só chegaria na quarta, o Lucas, ansioso demais para esperar, fez o pai comprar espadinhas de plástico para lutar com ele. O garoto até regulamentou que eles teriam dez "vidas" - cada toque de espada valeria uma vida (e imagino o Marquinhos, cada vez que deixava que seu herdeiro o acertasse com aquela delicadeza típica das crianças de seis anos, me maldizia entredentes), mas é claro que a brincadeira foi apenas um pálido paliativo até a chegada do disquinho. Como me disse o Marquinhos, na quarta, quando o game chegou:

- Como ele estava sem a opção do mundo virtual, teve que se contentar com o real mesmo...

O futuro chegou em três eixos...

(1) Mostrando como adultos são criaturas muito mais maduras e complexas do que crianças de seis anos, no dia em que comprei meu Wii, o Marcos veio me visitar, ficou fascinado com o boxe, o tênis e o boliche do jogo original Wii Sports e, no dia seguinte me pediu preu comprar um Wii pra ele, digo, pro filho (que tinha então quase três anos).

Sem comentários: