janeiro 31, 2012

Frank Miller x Occupy Wall Street

Nerds e fãs de quadrinhos em geral devem ter ouvido falar das diatribes de Frank Miller sobre o Ocupem Wall Street. Quando saiu O CAVALEIRO DAS TREVAS, o texto tinha algo de fascista em sua defesa do vigilantismo contra a mediocridade do cidadão normal, mas terminava com o Batman descobrindo que o individualismo não era a resposta e montando um exército subterrâneo pra criar um mundo melhor - o que o Zé José chegou quase a achar um chamado para a revolução socialista. Eu achei na época que ele estivesse lendo Nietszche, sentimento que aumentou quando saiu 300 de Esparta.

Mas como sempre, sobrestimei artistas pop americanos. Só porque o cara ganha bem e tem disponibilidade de tempo para estudar as grandes obras, por que fazê-lo? Por que ler Nietszche se é muito mais fácil pegar Ayn Rand? Há alguns anos descobri que Miller era fã da (mais uma, na tradição da Helena Blavatsky) russa vigarista e sua versão de "Nietszche for dummies", ou Nietszche, sem a poesia, sem o lirismo, sem a tentativa de buscar um sentido da vida na própria vida.

Trezentos de Esparta já era meio assustador por ele ter escolhido como representantes máximos da democracia os espartanos, uma sociedade escravocrata em que um de seus testes de admissão como cidadão era espionar e matar uns escravos. Uma sociedade misógina, em que mulheres só serviam pra procriar e só podiam ser visitadas lá pelos 30 anos do sujeito (Miller deve ter adorado). No mundo real, Esparta se recusou a mandar tropas para Maratona e só mandou um punhado pras Termópilas enquanto no mar os atenienses novamente tinham uma vitória capital em Salamina, negando aos persas a possibilidade de reforçar e suprir adequadamente seu exército.

Mas o sujeito foi ficando cada vez mais demente e a sucessão de impropérios que ele desferiu contra o povo do Ocupem Wall Street pode ser checada aí abaixo, com tradução pra quem não fala inglês. Clique na figura pra ampliar.

Clique na imagem para ampliar


1. E seguimos com os últimos acontecimentos sobre o Occupy Wall Street...
2. O movimento está ganhando em popularidade apesar da polícia...
3. "Merda. Mais desse lixo hippie-anarquista. Melhor botar na Fox... já...
4. Será que essa fétida escória de perdedores não percebe que temos um inimigo de verdade? Um inimigo MUÇULMANO...
5. Esses bebês mimados deveriam se alistar para combater a Al-Caida! Eu faço minha parte desenhando os quadrinhos mostrando como fazê-lo!"
6. "... Depois de dois turnos no exército no Iraque voltei pra casa e não consegui um emprego. A fábrica local tinha sido fechada e o trabalho terceirizado pro exterior"
7. "Merda! Isso é inconveniente..."
8. "Não estávamos fazenod nada quando o guarda atingiu mamãe com o spray de pimenta. Eu tentei ajudá-la e foi aí que ele bateu minha cara no carro..."
9. "Não! São os muçulmanos!"
10. "...banco tomou uma casa sobre a qual não tinha direitos..."
11. "Saqueadores! Ladrões! Estupradores!"
12. "Wall Street continua a pagar aos executivos bônus récordes..."
13. "Paspalhos ferindo a América!"
14. "...teve negado tratamento médico apesar das novas regras..."
15. "Bebês I-Pad!"
16. Oba! Um desenho do Batman!
17 "Senhoras. Cavalheiros. Vocês têm se alimentado bem. Têm se alimentado da riqueza de Gotham. De seu espírito. Seu banquete está perto do fim.
18. De agora em diante... nenhum de vocês está seguro".
19. GAAAAAAAAAAHHHHHHHHHH
20. "O quadrinista acabado e diretor fracassado de Hollywood, Frank Miller, morreu hoje quando seu cérebro explodiu. Não se suspeita de terrorismo..."

Sem comentários: