outubro 26, 2008

Morro do Castelo

Nos fotologs de Rio Antigo (tem um linque na minha lista embaixo à direita) tem um monte de fotos deles, mas essas duas, principalmente a segunda, são maneiras porque dão uma ótima idéia de onde ele se localizava, graças à ampla tomada.



Essa primeira é mais tradicional, depois da reforma de Passos nos primeiros anos do século XX. O prédio com cúpula perto do verde que é o Passeio Público é o finado palácio Monroe, onde hoje é o estacionamento subterrâneo da Cinelândia. Seguindo pela direita em linha reta com seu domo, dá pra ver a torre da Igreja de Santa Luzia, já sem uma praia em frente, mas ainda à beira-mar.



Esta é que é o bicho. Foi tirada na Primeiro de Março, olhando em direção da Av. Beira-Mar e do que hoje é o Aterro. A igreja que aparece à esquerda é aquela, cujo nome agora me escapa, entre o Fórum e o Palácio Tiradentes. O cata-vento com galo deve ser da Igreja da Sé e o fotógrafo deve ter batido a chapa lá naquela igreja lá, em 1893. O morro era enorme e dominava o centro todo mesmo. Um barato.

Sem comentários: