janeiro 17, 2009

O Globo, o Avião e as Aves

Infelizmente estou sem a foto aqui, mas hoje, por causa daquele acidente nos EUA em que o piloto fez um pouso de emergência no rio Hudson espetacular e ninguém morreu, o Globo publicou na capa, embaixo da manchete sobre o não-sinistro, "enquanto isso no Rio", em que um avião parece estar no meio de uma esquadrilha de aves. Quem me chamou a atenção pra ela foi um amigo, que até falou, "olha só, tem um pássaro que tá pousado em cima da asa". Depois de chamar a atenção para a óbvia impossibilidade disso, expliquei a ele que os bípedes emplumados parecem ser consideravelmente grandes em relação ao aeroplano. Claramente os primeiros estavam mais próximos do fotógrafo do que a imensa máquina voadora.

Além disso, a fotografia foi obviamente tirada com uma teleobjetiva, uma lente que aproxima as coisas, "chapa" os planos. É a que se utiliza para fotografar uma multidão e dar a impressão de que estava tudo muito cheio, é o contrário da grande angular, em que os tamanhos relativos são exagerados e um homem próximo do fotógrafo parece muito maior do que a montanha lá atrás. Logo, os pássaros não só estavam mais próximos do jornalista, estavam MUITO mais perto do que o avião.

E, por último, o que sugere o jornal? O extermínio das aves? O que eu sei é que o governo tem planos de privatizar o aeroporto Tom Jobim e quando a Azul, a nova companhia aérea que está aparecendo, quis operar no Rio no Santos Dumont, lhe foi negada e sugerido o Tom Jobim, o que certamente aumentaria o lucro de quem vier a ter a concessão dele.

Sem comentários: