fevereiro 12, 2011

O Álbum de Fotos de um Psicopata Assassino Serial


A polícia americana acaba de liberar um lote de 120 fotos de pessoas não identificadas do sujeito acima, Rodney Alcala, condenado à morte pelo assassinato de cinco mulheres, que começou sua carreira estuprando uma menina de 8 anos em 1968.


Os tiras gringos estão preocupados em tentar descobrir outras vítimas dele, mas é o nosso voyeurismo que torna os retratos morbidamente fascinantes. As fotos ganham uma atmosfera muito mais macabra exatamente por serem BOAS fotos, alternando entre o instantâneo, o romantismo e o erotismo.


A qualidade das fotos e a aparente empatia entre o fotógrafo e os modelos nos leva indubitavelmente ao velho clich~e de que o talento artístico está muito próximo da loucura. Mas onde exatamente fica a fronteira e o quê, exatamente, faz a diferença entre um e outro? Pra complicar ainda mais a coisa, parece piada, mas Rodney Alcala foi aluno de cinema de... Roman Polanski(1).


As cento e vinte fotos liberadas estão disponíveis saltando pra este saite.



(1) O Roman Polanski tem uma COMÉDIA, "Quê?" que começa com uma tentativa de estupro, que por sua vez leva a protagonista (Sidney Rome aos 21 aninhos!!!!) a ficar andando nua por boa parte do filme. A casa onde ela se refugia está cheia de pervertidos sexuais, mas tudo é tão obviamente gozação que não há nada de tão perturbador assim. Será o senso de humor o segredo?

Sem comentários: