agosto 03, 2008

Grandes Porradas do Cinema

Tudo bem, o Batman Cavaleiro das Trevas é um ótimo filme, mas eu realmente gostaria de ver como o morcegão sai na porrada tão bem se, por um diálogo no começo da fita, ele nem é capaz de virar a cabeça. Eu sei que Chris Nolan fez aquela montagem horrorosa com closes próximos demais para mostrar como o herói é furtivo (também serviria para disfarçar falta de predicados marciais dos atores, mas não vamos entrar nesse mérito), mas tal decisão diretorial acaba deixando como única verdadeira cena de ação do filme a longa demais, exagerada demais, implausível demais, perseguição com jamanta ao carro de polícia.

No final dos anos 80, Ridley Scott, no preconceituoso CHUVA NEGRA, mostra Michael Douglas lutando a boa e velha porrada americana de cinema contra um yakuza que sabe caratê, kung-fu ou similar e levando a melhor. Erro completo. De Duna a X-Men, de Agente Bourne a Buffy, a Caça-Vampiros, hoje em dia todo mundo que sai no braço bloqueia golpes com as mãos, desloca ombros em movimentos partidos e nunca chega a agarrar o adversário, ou levar a briga pro chão. O aumento de implausibilidade nos filmes de ação tornou as lutas tão fantásticas e ritualizada quanto as das fitas de Hong-Kong dos anos 70. Por isso resolvi relembrar aqui algumas boas porradas cinematográficas. Daquelas maneiras mesmo.

O Tesouro da Sierra Madre
Normalmente o sujeito que aplica contos de vigário em filmes americanos é um almofadinha, um intelectual. Faz parte da cultura americana desconfiar de gente com muito estudo, aqueles ateus pervertidos blasé. Educação demais é algo de que se deve desconfiar. Quase sempre, quando confrontados pelo mocinho que enganaram, precisam da ajuda de capangas broncos superdotados fisicamente. Mas John Huston era inteligente demais pra usar esse falso clichê. Seu golpista sobrevive enganando homens durões numa terra inóspita e, além de falar bem, precisa ser durão tmbém. Quando os protagonistas da fita, Humphrey Bogart e Tim Holt, mais jovens do que ele, o localizam e o pressionam, ele tenta levá-los na conversa até que subitamente os agride. A luta é longa, feia e suja, sem nenhum glamur. O vigarista é obviamente um melhor lutador, e só é superado por estar inferiorizado numericamente e pela falta de escrúpulos dos adversários em usar golpes baixos. Não só impressionante cinematograficamente, como também cheia de significados. Cinema é isso aí.

Moscou contra 007
Muita gente estranhou o Bond de Daniel Craig, mas à parte a falta de elegância, as primeiras aventuras do superagente na pele de Sean Connery mostravam-no não só como um assassino impiedoso como também... um espião, em missões de inteligência! Nada do super-herói bem-humorado consagrado com Roger Moore e Pierce Brosnan.

É claro que Moscou contra 007 tem um monte de exageros e cenas tão realistas quanto um seriado de cinema, mas basicamente é um filme de guerra-fria e espionagem. Neste contexto realista, a fita tem uma das mais impressionantes porradas já registradas em película: a luta entre James Bond e Red Grand (Robert Shaw, o pescador Quint de TUBARÃO) dentro do trem. O espaço apertado concentra os golpes e os adversários estão sempre se chocando contra alguma coisa, aumentando a violência. A edição é sensacional. Os lutadores não são super-homens hipermalhados executando coreografias partidas em catás, mas dois agentes fortes tentando se livrar do cara que quer matá-lo de qualquer jeito, na base do pescoção. Suja e violenta como dois homens brigando de verdade até a morte, não envelheceu até hoje - compare-a com os filmes com Roger Moore dos anos 70 e 80 pra ver como ela estava à frente de seu tempo.

Barrabás
Um dos esquetes preferidos no Coliseu é dar a um sujeito uma lança pra enfrentar Jack Palance, o gladiador superstar, numa biga. Jack Palance sempre sai ganhando até que põem um velho escravo como seu oponente. Como o velho escravo tem o nome do título, Palance está em maus lençóis.

Este tipo de cena costuma ser resolvido com uma demonstração de força de vontade ou superior habilidade marcial - ainda que improvável num velho - do protagonista. Mas este épico - talvez o único filme verdadeiramente religioso dentre todos os filmes bíblicos, realmente levantando questões sobre a relação do homem com a eternidade e a morte - é repleto de movimentos inesperados e Barrabás evita ser atingido nas passagens de Palance fingindo arremessar a lança e mantendo-a... até que tem a idéia de atirá-lo nos raios da roda, derrubando a biga e o gladiador, que se torna sua vítima indefesa. E, já que estamos falando nesse tipo de filme, que tal...

Demétrius e os Gladiadores
Este filme é um lixo em termos religiosos. Se a sua fé vacilar porque pessoas que você ama morrerem, não se preocupe, Deus irá ressuscitá-los e assim você ficará sabendo que sangue de Jesus tem poder. Também é um lixo em termos dramáticos. De bom mesmo só a plasticidade - Delmer Daves explora com muito mais competência a interminável tela colorida em cinemascope, inaugurada com a prequela desta fita, O MANTO SAGRADO - e a para a época violentíssima cena em que Demétrius, finalmente disposto a abandonar seu pacifismo cristão porque sua namorada morreu, massacra todos os outros gladiadores na arena. Ele depois se torna um apóstata, amante de uma mulher casada, general de Calígula, mas acaba vendo a luz quando o manto sagrado traz sua garota de volta à vida. Assim até o Dapieve se torna coroinha.

Sem comentários: