abril 19, 2010

Esquete de 1998

TRÊS MENDIGOS SUJOS E MUITO BÊBADOS CONVERSAM ENTRE SI. UM DELES ESTÁ DE PÉ SOBRE UM CAIXOTE, ASSISTINDO A UMA TEVÊ QUE DEVE ESTAR NOS BASTIDORES, MAS QUE ESTÁ NO ÚLTIMO VOLUME. UM QUARTO (MENDIGO) DORME, UM TANTO AFASTADO.
LOCUTOR
(OFF) Fracassou o cerco ao Morro do Bom Pardo. O chefe do tráfico, Trindade, não foi encontrado (em lugar algum)...
MENDIGO 1
(Claro!) Perguntaram pras pessoas erradas...
MENDIGO 2
(Por quê?) Você conhece alguma pessoa certa?
MENDIGO 1
Eu conheço. Aquela loura da novela.
MENDIGO 2
Tu não conhece ela, porra!
MENDIGO 1
Eu vejo na tevê do Alvo. Aumenta aí, Alvo! Hahahahahahaha!
ENTRA O TEMA DE ENCERRAMENTE DO JORNAL E, EM SEGUIDA O DE NOVELA.
ATRIZ
(OFF) Eu... quero você, Dado. Quero você agora...
MENDIGO 1
Você não perde a loura, hein, Alvo? Sabe o nome dela?
MENDIGO 2
Ele não sabe porra nenhuma. Olha lá. Lá vai ele começar a tocar punheta.
ALVO
(MASTURBA-SE - TUDO BEM, PODE SER POR CIMA DA ROUPA MESMO) Não enche.
MENDIGO 1
Tu ainda não tá cansado não, Alvo? Ter que ficar correndo hoje o dia todo pros PM não ver a gente e levar embora?
ALVO
Pra esporrar com ela eu não canso não.
ACABA O TEMA DA NOVELA.
ATOR
(OFF) Marisa... por favor... vista-se!
ATRIZ
(OFF) Não, Dado... eu quero você... hoje... você vai...
ALVO MASTURBA-SE COM MAIS ENTUSIASMO. ENTÃO A ATRIZ É INTERROMPIDA POR UM =CLIC= ALGUÉM MUDOU O CANAL DA TEVÊ.
ELIA JÚNIOR
(OFF) Muito bem, amigos da Band! Vai começar mais uma partida da Copa Mercosul... Universidad Católica e Independiente. Direto de La Bombonera.
ALVO
Filhos da puta!!!!!
OS DOIS MENDIGOS RIEM.
MENDIGO 1
Se fodeu, Alvo!
MENDIGO 2
Toca uma punheta pro Romário!
MENDIGO 1
Toca uma punheta pra mim!
ALVO
Por quê? Tu tá a fim?
MENDIGO 1
Ih, vem pra tu ver o que que é bom...
MENDIGO 2
Gosta de um cu também, Alvo?
ALVO
Porra! Depois dessa? Gosto! Qualquer coisa que eu possa foder, eu gosto agora. Puta que pariu, porra! Filhos da puta! (PARA FORA DE CENA) Muda o canal, seus veados!
MENDIGO 2
Então por que você não pega o Aleijado?
ALVO
Como é?
MENDIGO 2
O Aleijado. Tu não falou que topa qualquer coisa que possa foder?
ALVO OLHA PARA OS DOIS.
MENDIGO 1
Ele não gosta do Aleijado.
ALVO
Ninguém gosta. Mas eu tô com muito tesão.

MENDIGO 2
Vamos lá comer o cu do Aleijado então!
MENDIGO 1
Vamos! A gente pode até tirar um pedaço!
OS TRÊS CAMINHAM ATÉ O MENDIGO QUE DORME, RINDO FEROZMENTE.
ALVO
(COM VIOLÊNCIA) Acorda, Aleijado!
ALEIJADO
(MAL-HUMORADO) Que foi, ô Álvaro? Não tá na hora da tua punheta?
ALVO
Vou punhetar é o teu cu hoje!
MENDIGO 2
(PARA ALVO) Eu seguro ele!
O MENDIGO 1 TAMBÉM VAI AJUDAR A SEGURAR, MAS CORRE PARA O LADO ONDE O ALEIJADO NÃO TEM BRAÇO.
MENDIGO 1
Eu também seguro... (VÊ QUE NÃO TEM BRAÇO) Ué... Por onde? Hahahahahaha!
ALVO
Falou, caras, obrigado...
ALEIJADO
Seus filhos da puta!
O ALEIJADO PEGA ALGO QUE ESTAVA QUEIMANDO E ATIRA EM UM DOS MENDIGOS. ATIRA MAIS COISAS NO OUTRO, QUE AMEAÇOU AGREDIR. PEGA SUA MULETA E A USA PRIMEIRO ABRINDO O BRAÇO QUE LHE RESTA E NOCAUTEANDO UM DOS MENDIGOS E, EM SEGUIDA, A USA (A MULETA) COMO UMA LANÇA PARA ESMAGAR O PEITO DO SUJEITO, QUE CAIU COM O GOLPE.
MENDIGO SOBREVIVENTE
Seu filho da puta! Você matou ele! Matou!
O MENDIGO SOBREVIVENTE PULA EM CIMA DO ALEIJADO, MAS ESTE O FAZ TROPEÇAR COM A MULETA E LHE BATE NA NUCA REPETIDAS VEZES, ATÉ O SOBREVIVENTE PARAR DE SE DEBATER. MORTO COM O CRÂNIO ESMAGADO. ELE ENTÃO OLHA PARA ALVO.
ALVO
Não... não...
ALVO SAI CORRENDO, ASSUSTADO. DEIXA O ALEIJADO COM OS DOIS CORPOS NO PALCO. O ALEIJADO SE DIRIGE A ELES.
ALEIJADO
Merda... merda... agora ter que carregar esses porras... como se já não tivesse bastado aqueles porras de policiais atrás do Trindade o dia todo...
O ALEIJADO SAI DE CENA, ARRASTANDO OS DOIS CORPOS. OUVE-SE DE NOVO A TEVÊ.
ELIA JÚNIOR
(OFF) Bem, amigos do esporte, aqui o jogo terminou Independiente zero, Universidade Católica zero, adiando mais uma vez a decisão da terceira vaga para a segunda fase. Vamos agora ouvir o plantão do jornal da Band pra saber o que houve pelo mundo esta noite...
MUDA PARA UMA LOCUTORA.
LOCUTORA
(OFF) Dois corpos barbaramente espancados foram encontrados ainda há pouco perto do Morro do Bom Pardo, onde houve hoje um cerco policial, em busca do traficante Trindade.
ENQUANTO A LOCUTORA FALA, ÁLVARO, O ALVO, VOLTA À CENA E SENTA-SE NO MEIO DELA, AINDA APARVALHADO E ATÔNITO E PÕE A CABEÇA ENTRE AS MÃOS, SEM ACREDITAR MUITO NO QUE ACONTECEU. DE CADA PONTA DO PALCO, APARECEM MAL-ENCARADOS CAPANGAS AMEAÇADORES, MAS ALVO NEM OS PERCEBE. UM DOS CAPANGAS APONTA UM CONTROLE REMOTO PARA FORA DE CENA E DESLIGA A TEVÊ. FINALMENTE ALVO OS PERCEBE.
LOCUTORA
A polícia acredita que os corpos pertençam a informantes executados por Trindade por colaborarem com a operaç...
CLIC!
ALVO
Quem são vocês?
OS CAPANGAS NÃO SE DÃO AO TRABALHO DE RESPONDER(EM). UM DELES IMOBILIZA ALVO RAPIDAMENTE E O REVISTA BRUTALMENTE ENQUANTO O OUTRO FAZ O MESMO COM O CENÁRIO, COMO SE PROCURANDO ALGO. TERMINAM A INSPEÇÃO E ACENAM UM PARA O OUTRO.
ALVO
O que vocês estão procurando? Eu não tenho nada para esconder!
ENTRA TRINDADE. ALVO ESTÁ DE COSTAS E NÃO VÊ QUEM É.
TRINDADE
É claro que não. Nem tem nada pra mostrar também!
ALVO
(Quem são vocês?) Vocês são quem?

TRINDADE
Eles só respondem (a) pra mim.
ALVO
(SOFRENDO DOR) E você, (porra) , quem é, porra?
TRINDADE
Eu sou o que tenho pra mostrar. (eu tenho de tudo para mostrar). Dinheiro que ganhei, filhos que fiz em mulheres que comi e cicatriz que ganhei em briga e tiroteio. Tudo que um homem pode ter pra mostrar eu tenho.
ALVO
(SURPRESO) Trindade!
TRINDADE
E você se chama Álvaro e era amigo daqueles dois mendigos mortos.
ALVO
(ASSUSTADO) Não! Não era eu! Eu não era amigo deles!
TRINDADE
Me disseram que tu tava sempre com eles. Então só pode ter sido você quem matou os caras. (AOS CAPANGAS) Queima ele.
ALVO
Não! Não fui eu quem matou eles! Não fui!
TRINDADE
Quem mais? Quem ia ligar pra eles a ponto de nem ligar de enfiar a mão naquele monte de pereba suja pra matar eles?
ALVO
Não fui eu! Não fui! A gente era amigo! Eles deixavam eu ficar aqui nesse sinal porque eu sabia onde se esconder aqui perto quando desse batida!
TRINDADE
No buraco da laje.
ALVO
Você conhece?
TRINDADE
Todo mundo conhece. Eles deviam ser muito burros pra não saber.
ALVO
Você já se escondeu lá?
TRINDADE
(FURIOSO) Me esconder? Como um rato? Num buraco de laje?
ALVO
(ASSUSTADO) Quando novo... no início da carreira!
TRINDADE COMEÇA A RIR.

TRINDADE
Por isso que tu é um merda... ninguém se esconde "no início da carreira"... senão não aparece (chega a lugar nenhum). Só chefe pode se esconder, porque aí os cara sente (dele sentem) falta. Mas chefe não se esconde em buraco de laje. Chefe se esconde em buraco de mulher. Porque sempre tem uma... pra acoitar ele... agora, fala... quem matou teus amigos?
ALVO (GAGUEJANDO) Você acredita que não fui eu?
TRINDADE
(Claro), você não mata ninguém. Você morre. Eles também. (APONTA OS CAPANGAS SILENCIOSOS). (Morrem) . Eu sou de outra constituição. Meu pai também morria. Todo dia.
ALVO
(ASSUSTADO) Seu pai?
TRINDADE
É, ele era peão de obra. Cada tijolo que ele punha, era um pouco dele que não voltava pra casa. Até o dia em que ele fez a parede grande demais pro pouco que sobrava dele, ela caiu em cima dele e acabou. Meus irmãos todos também, ele empregou, tão empilhando tijolo até hoje. Foi assim que minha mãe ensinou a eles. Dizia que a gente tinha que ser que nem o pai, morrendo e sofrendo todo dia. Ela dizia que essa é que era a vida. Eu sabia que não, que tava do outro lado. Eu deixei eles todos morrendo lá e eu fui viver. Eu fui ver a vida. Você acha que você vive? Essa vida que tu leva?
ALVO
Não...
TRINDADE
Pois é. Se tu não vive, como é que pode matar? Eu vivo. Eu mato. Desde pequeno. Aprendi a atirar. Atirar pra caralho. Rápido. Agora me diz... quem matou aqueles caras?
ALVO
O Aleijado. Não fui eu, eu era amigo deles, (eles eram meus únicos amigos), foi o Aleijado.
TRINDADE
Que aleijado?
ALVO
O que dorme aqui. Ele não tem um braço e uma perna. Não gosta(va) de ninguém e ninguém gosta(va) dele. Era metido a besta.
TRINDADE
Como é que um aleijado pode matar dois caras só com as mãos?
ALVO
E as muletas.
TRINDADE DÁ UMA BOFETADA EM ALVO.
ALVO
Eu não matei eles! Eu juro! Eu não matei!
TRINDADE
Eu sei. É que eu não posso esbofetear eles. Tinham que apanhar muito! Deixar que um aleijado te mate! Com uma muleta!
ALVO
A gente não tava esperando... Ele veio de repente...
TRINDADE ACERTA ALVO NOVAMENTE.
TRINDADE
E daí, seu filho da puta? Vocês não sabem se defender? Só sabem correr pro buraco da laje? Uma porra dum aleijado? Vocês fodem com a minha vida porque (se deixam matar) por um puto de um aleijado?
ALVO
Desculpa! Desculpa! A gente não tava esperando!
TRINDADE
E agora vai ter polícia, vai ter jornal, vai ter tevê, vai ter um monte de gente aqui de novo. Pensei que ia sossegar depois do cerco, vai sossegar porra nenhuma, porque vocês não conseguem ficar vivos cinco minutos! Agora vai dar tudo isso na minha área de novo!
ALVO
Me desculpa... me desculpa!
TRINDADE
Não pode ter assalto aqui na área. Roubo. Estrupo. E muito menos morte. Chama a atenção e eu não quero atenção. (Mas vocês continuam se deixando matar). Tá bom. Então tá. Avisa por aí que esse aleijado é bola da vez. Que o Trindade quer ele morto. Meus homens também. Vão catar ele. Mas eu quero tu nisso. Eu quero tu atrás dele.
ALVO
Eu?
TRINDADE
Tu. Tu mesmo. Vão avisar também que foi tu que entregou o Aleijado. Vamos ver se tu aprende a não morrer.
ALVO
Eu não tenho nada a ver com isso. Foi ele que tava puto com a gente que a gente ficava no sinal, foi...
TRINDADE DERRUBA ALVO COM UM TABEFE MUITO BEM DADO. OLHA PARA ELE COM DESPREZO. FAZ UM SINAL PARA OS CAPANGAS E TODOS SAEM DE CENA. ALVO FICA EM CENA, CHORANDO ASSUSTADO.

ALVO
Ele vai me pegar... ele vai me pegar...
ALEIJADO
(OFF) Vou mesmo.
ALVO PÁRA DE CHORAR E COMEÇA A PROCURAR EM TORNO, ASSUSTADO.
ALVO
Eu... eu não tenho nada a ver com isso!
ALEIJADO
(OFF) É, Álvaro, você não tem mesmo... é só uma peça na engrenagem... uma mola no relógio... um cartucho no pente... o problema... é que eu também. Eu sou uma peça na engrenagem... que vai foder com a tua vida!
ALVO TENTA SAIR POR UM DOS LADOS DO PALCO, MAS DESISTE AO VER NO FUNDO DO CENÁRIO, DAQUELE LADO, A SOMBRA DE UMA MULETA. CORRE COMO UMA BARATA ATÉ O OUTRO LADO, MAS SE DEPARA COM OUTRA MULETA, QUE VAI EMPURRANDO-O PARA O CENTRO DO PALCO. É O ALEIJADO.
ALVO
Foi o Trindade, Aleijado. Foi ele quem me forçou a fazer isso. (fazer o que, Luis)
ALEIJADO
E tu não reage, não é? Não aprende a reagir. (DÁ-LHE UMA PORRADA) Como é que tu ainda queria me enrabar se tu não é homem?
ALVO
Eu tenho tuberculose, caganeira, sífilis, barriga d'água, fome, muita fome... de onde é que eu vou tirar força pra reagir, porra?
ALEIJADO
E eu? Eu não tenho um puto nessa vida. Não tenho casa, não tenho carro, não tenho tevê. Não tenho um braço, não tenho uma perna, não tenho mulher, meu pau não sobe mais e vocês ainda querem o meu cu? Quem você pensa que é pra querer me tirar a última força pra reagir?
ALVO
Foram eles, Aleijado... eles que queriam te pegar. Você sabe que ele te odiava (por que o passado, Luis) ? . Te achava metido pra caralho. Te achava muito esperto. Ele era o mais esperto daqui antes de tu chegar.
ALEIJADO
Mais esperto daqui? E ele tinha orgulho? Tinha orgulho disso? (passado?)
ALVO
E tu chega, sem braço, sem perna e é mais esperto do que ele.



ALEIJADO
Claro que eu sou mais esperto, otário! Eu perdi uma perna e um braço pra aprender. É isso que é esperteza! Isso! Era disso que aquele puto se orgulhava? Ser o bêbado imundo mais esperto da sarjeta????
ALVO
Era.
O ALEIJADO VOA PRA CIMA DE ALVO E O DERRUBA.
ALEIJADO
Tu merece morrer! Tu quis me enrabar. Tu me dedurou. Me matou. Mas tu vai junto! Tu não é homem! Se fosse não vivia só de punheta pra loura!
O ALEIJADO COMEÇA A SUFOCAR ALVO COM O OUTRO LADO DA MULETA. ESTE SE DEBATE PARA FALAR.
ALVO
Me deixa sair daqui...
ALEIJADO
Pra quê? Pra tu matar sem querer mais alguém? Pra tu querer ser homem em cima de alguém? Tu não é homem. Tu nem é vivo mais, aliás, tu vai morrer, tô te tirando teu ar. Tu devia ter ficado na punheta, tu não é homem. Quis ser macho, viu no que deu?
ALVO
Eu faço o que você quiser. Eu não quero morrer.
ALEIJADO
Nem eu. Mas tu fodeu com tudo. Tu podia tá vivo agora, Alvo. Tu podia tá tocando a tua punheta pra menina. Tu podia tocar muita punheta ainda, mas não podia gozar com a menina da tevê, tinha que enfiar tua vara em algum lugar. E agora, tá gostando que te enfiem uma vara? Tá bom aí?
ALVO
Hrmpf... êu... Arblrgwmprphgpft...
ALEIJADO
Tu não consegue falar, Alvo, que tu tá morrendo. Tu não tem mais nada pra falar, Alvo, porque tu nunca teve nada pra falar. Nunca. Tu vai morrer, Alvo. Morrer... Tu nunca teve nada pra falar, tu nem sabia o nome da putinha que tu gostava de se punhetar... morre, vai, Alvo. Morre.
ALVO FAZ UM ESFORÇO INAUDITO E CONSEGUE GRITAR UM ÚLTIMO NOME ANTES DE MORRER.
ALVO
Luana... Piovani... Luana... Luana... (PAUSA) L U A N A !!!!! (MORRE)
ALEIJADO
É... me enganei. Tu sabia o nome.
O ALEIJADO OLHA UM POUCO PARA ÁLVARO MORTO. COSPE NELE E SAI. ENTRAM OS CAPANGAS. OLHAM UM PARA O OUTRO COM AR DE DESAPROVAÇÃO. EM SEGUIDA, ENTRA TRINDADE QUE TAMBÉM OLHA PARA O CORPO, ESBOFETEIA OS DOIS CAPANGAS E GRITA.
TRINDADE
Será que ninguém consegue pegar meio homem, seus bostas? Será que eu tô cercado de veados? Tirem essa porra daqui, era só o que faltava, a polícia me encontrar mais um presunto! Vai, tira!
OS CAPANGAS VÃO LEVANDO O CORPO (DE ALVO) PARA FORA DE CENA. O CELULAR DE TRINDADE TOCA. ELE SE VIRA PARA O OUTRO LADO DO PALCO E NÃO VÊ QUE SEUS CAPANGAS, QUANDO QUASE JÁ JUNTO À SAÍDA, SE DEPARAM COM A AMEAÇADORA SOMBRA DO ALEIJADO E SÃO POR ELE DOMINADOS. O ALEIJADO REVISTA O CORPO DE UM DOS CAPANGAS - OU DO CAPANGA, CASO LIMITAÇÕES DO ELENCO TRANSFORMEM O PLURAL EM SINGULAR - E TIRA UMA PISTOLA. TUDO ISSO ENQUANTO TRINDADE ESTÁ AO CELULAR, ALHEIO AO QUE SE PASSA ÀS SUAS COSTAS.
TRINDADE
(AO CELULAR) Oxto? Tudo bem. Polícia porra nenhuma, tava todo mundo no bolso, mas com a tevê em cima, eles tinham que dar uma satisfação. Não, que cerco nada, tava na casa da Raia. Que Cláudia Raia o caralho, se fosse, tu acha que eu tava te pagando? E aí, armou a porra do show? Lá com a turma dela e tudo? É, que tu me garantiu que ela sempre tá nessas porras de show... lembra de enviar a porra do convite, não vai me esquecer. É, ela
mesma. A loura da novela. É o que eu quero agora, cansei dessas baixinhas, eu quero aquela boca, cansei também de peito pequeno, eu quero apertar aquele peitão. Aquele coxão... É, você e a torcida do Flamengo, mas tu tá sendo pago pra armar e olhar. Nem brinca, tu sabe que que acontece se brincar comigo...
ALEIJADO
O que que acontece?
TRINDADE
(VIRANDO-SE) Quem é você? Cadê meus homens?
ALEIJADO
Morreram sem abrir a boca.
TRINDADE
É. Eu escolho bem meus homens.
ALEIJADO
(Acho que tu não entendeu). A bola da vez agora é tu.
TRINDADE
Eu? Tu acha mesmo que Trindade, o traficante que a polícia inteira tá catando, vai morrer na tua mão?
ALEIJADO
A polícia inteira não tava (realmente) a fim de te encarar e pagar o preço. Tu é só um homem e todo mundo sabe onde te encontrar.
TRINDADE
Tu é o Aleijado, não é? Tu é macho, cara, tenho que admitir. Meio homem e traçou todo mundo na tua frente. Até chegar até eu (a mim). Quer trabalhar pra mim?
ALEIJADO
Não. Eu não morro quieto.
TRINDADE
E daí? Se morre do mesmo jeito(?)
ALEIJADO
Quem tá na mira é você.
TRINDADE
E depois? Mesmo que tu conseguisse me matar, só com uma mão. E que treme. Tu acha que iam te deixar em paz? Vão querer pegar o cara que matou o Trindade. Vão querer garantir que ele não fique com a boca. Não fique com cartaz. Vão querer mostrar que são macho em cima de você. Quanto tempo tu acha que tu vive?
ALEIJADO
Eu sei disso tudo. Eu me viro. Tô nessa vida antes de tu nascer. Tu sabe quem eu sou?
TRINDADE
Um aleijado que vai morrer.
ALEIJADO
(Tu) Já ouviu falar no Olho do Diabo?
TRINDADE
Já.
ALEIJADO
Pois tu tá olhando pra ele.
TRINDADE GIRA EM TORNO DO ALEIJADO.
ALEIJADO
Não vai duvidar?
TRINDADE
Depois da zona que tu fez, não.
ALEIJADO
Pois é. Tu ainda acha que vai se dar bem?
TRINDADE
Pelo que sobrou de você, parece que (teve gente que já conseguiu) outros já conseguiram.
ALEIJADO
Foi preciso muitos (Só todos os outros), Trindade. (Em 73, quando começaram a trazer cocaína e a dividir a cidade). Tiveram que se juntar todo mundo pra me deixar assim.
TRINDADE
Pois agora basta eu pra acabar contigo.
ALEIJADO
Tu acha? Tu acha mesmo, Trindade? Que porra de bandido tu acha que é? Um merdinha que fica mandando nego que morre quieto pra fazer teus serviços. Que fica pagando espetáculo pra loura de novela. Tu é muito mais fraco do que eu pensei. Eu esperava (que tu fosse mais forte (achar alguém mais forte).
TRINDADE
Forte que nem tu?
ALEIJADO
Forte que nem eu fui. Eu me meti em muita briga, Trindade. Aprendi a usar e atirar faca. Sei cortar um homem que ele morre sem nem sentir. Sei onde bater no rim que ele vai sangrar até morrer. Sei furar o olho de alguém que me agarre por trás. Eu aprendi tudo sobre matar cara a cara.
TRINDADE
Eu matei meu primeiro homem com doze anos.
ALEIJADO
Tu viu a cara dele? Viu a cara dele se contorcendo? Tu atirou de longe. Hoje em dia é fácil. Muito fácil. Todo mundo tem uma pistola. Uma pistola que acerta de longe. No meu tempo, quando a gente conseguia andar com uma, ela era inútil a mais de dez metros e muito pesada. Hoje é de plástico, até um guri pode mirar. É que nem soltar pião.
TRINDADE
(Pois é) Os tempos mudaram, Olho do Diabo. Tu não conseguiu se adaptar, é esse aleijado aí.
ALEIJADO
Não foi só as armas que mudou, bandidinho. Sabe porque eu te pego e a polícia não? Eles não se interessam. O dono de uns barraquinhos no morro. O pessoal da pesada vive em cobertura. Se tu morrer, outro chega e toma conta. Mata uns favelados que ninguém se importa. Com tua pistolinha de plástico. Eu, eu matei gente muito mais importante.
TRINDADE, LENTA E ESTUDADAMENTE, VAI APROXIMANDO O CELULAR DO BOLSO COMO QUE PARA GUARDÁ-LO. ELE TEM UMA ARMA ESCONDIDA NESTE BOLSO E ESTÁ PENSANDO EM PEGÁ-LA.
TRINDADE
E daí? Tu acha que eles não têm medo da gente? Por que que tu acha que eles trabalham com a gente? Tu é um aleijado fodido. Por que esse papo todo? Tu não ia me matar? Não vai apertar o gatilho? Tá tremendo? Tu não mata cara a cara?
ALEIJADO
Eu mato. Sempre matei. Nunca esqueci uma cara dos que mandei pro Inferno. Esqueci o rosto das mulheres que amei, mas não de quem eu matei. De quem eu matei e de uma, uma (única) mulher. Uma só.... aquela uma que eu amei.(A mulher que eu mais amei). (Eu tive muita mulher, sabia?
TRINDADE CONTINUA TENTANDO PEGAR A ARMA.
TRINDADE
Agora tu não tem mais mulher, (Tu teve), Olho do Diabo. Agora não tem mais nada. Nem colhão pra matar.
ALEIJADO
(Calma), eu ainda não acabei de contar. Essa uma (foi a) que eu amei. A que eu gostava, não era só de comer, de foder não. Mas ela não ficou comigo não, que tinha medo dessa vida. Me largou, me trocou por um bundão. Eu ia matar o bundão, mas me pegaram antes. Tavam dividindo a cocaína que ia começar a entrar no Rio e tavam com medo que eu quisesse uma área. Consegui fugir, mas deixei um braço e uma perna. O Olho do Diabo acabou. O bundão continou.
(Luis, eu acho que tem que haver uma pista melhor para o Trindade se dar conta. Quem sabe: O bundão continuou... É... continuou pedreiro até morrer...
TRINDADE
E daí? Que que tem isso a ver com tu tá sem colhão pra matar? Tu acha que a gente tem que ser tudo bundão, que nem meu (minha) ... (SUBITAMENTE, DÁ-SE CONTA)... pai...?! (mãe)...
ALEIJADO
É, Trindade, tua mãe (ela) já tava prenhe quando casou com teu padrasto. Tu é o meu filho. Eu pensava que tu era mais forte.
TRINDADE
Eu sabia. Eu sabia que aquele bundão não podia ser meu pai. Tinha que ser outro. Valente. (eu era filho de alguém importante). Eu sabia! Eu sou o filho do Olho do Diabo!
ALEIJADO
Tu não é porra nenhuma. Eu era forte. Eu não estuprava ninguém. Eu não matava inocente, eu não escorchava morador, eu não era amigo de polícia, não queria comer atriz.
TRINDADE
É? É isso que tu vai fazer agora? Me convencer a ser bundão que nem o cara que te levou a mulher?
ALEIJADO
Tu já tá na mira de um revólver. De um aleijado.
TRINDADE
(Pois é). Se tu ainda fosse o Olho do Diabo, eu já tava morto e o pessoal me respeitava. Só o Olho do Diabo pra acabar comigo. Mas aleijado me pegar vai ser foda. Aleijado não pode ser. Aleijado também não pode ser meu pai. Vai ser foda.
ALEIJADO
Do que que tu tá falando?
TRINDADE
Tu não me mete medo, pai. Tu é meio homem. Parece veado, pra matar alguém tem que tá cara a cara. Fica cara a cara comigo!
TRINDADE SALTA LEPIDAMENTE. O ALEIJADO TEM DIFICULDADE EM ACOMPANHAR O MOVIMENTO COM A ARMA.
TRINDADE
Tá vendo? Tu consegue me pegar?
ALEIJADO
Eu já peguei teus garotos.
TRINDADE
Ora, papai, aqueles não contam. São os fodidos que tu falou que nem conta matar. E eu?
ALEIJADO
(Respeite) Respeita (o) teu pai. Tu é um garoto brincando com revolvinho de plástico!
TRINDADE
Até dinheiro é de plástico!
TRINDADE PULA DE NOVO. OS DOIS FICAM SE ESTUDANDO.
ALEIJADO
Pára! Pára ou eu te mato!
TRINDADE
Tenta.
ALEIJADO
Tu quer morrer, não é? Tu não é que nem a gente. Perdi tudo. Dinheiro, mulher, braço, perna. Mas vivo. Tu não se importa, não é? Tu não se importa.
TRINDADE
Claro que eu me importo, pai. É que eu tô armado. Eu acho que pego a arma no meu bolso e te mato e tu não consegue me pegar. Quer apostar?
ALEIJADO
Eu não sou criança brincando com brinquedo de plástico!
TRINDADE
Então mostra!
(TRINDADE) ALEIJADO
Não me força, garoto!
TRINDADE SORRI MALICIOSAMENTE. OS DOIS SE ESTUDAM. TUDO ACONTECE MUITO RÁPIDO. TRINDADE SACA. O ALEIJADO DISPARA. OS DOIS FICAM PARADOS UNS INSTANTES E TRINDADE FINALMENTE VAI CAINDO. O ALEIJADO FECHA OS OLHOS, SACODE A CABEÇA, OLHA A ARMA SIGNIFICATIVAMENTE, ATIRA-A LONGE E VAI SAINDO.
ALEIJADO
A loura da novela. Só pensam nela. Garotos malcriados e burros. No meu tempo, vê se alguém queria aquela mulher. Só se fosse por ser loura. Magra, dura. Nada pra apertar, parece homem. Uma mulher daquelas, no meu tempo, a primeira coisa que a gente fazia era alimentar. É, porque pra tá magra daquele jeito, era que o homem dela não tava conseguindo o sustento (sustentar). Devia estar magra daquele jeito porque se rasgava toda pra trabalhar (até por ter que trabalhar) na rua (pra garantir colaborar no sustento). Não devia estar dando pra comprar comida. Pra sustentar a casa. Se conseguisse, ela ia pra casa. Ia ficar mais gordinha. Bunduda. Gostosa. Gostosa de se comer. No meu tempo. Hoje em dia, parece que gostam. Parece que tão com tesão no (querem trepar com o) Júnior Baiano. Tudo duro e magro. No meu tempo...
O ALEIJADO SENTE DORES ENQUANTO ANDA. APALPA-SE E RETIRA A MÃO COM SANGUE. ELE ESTÁ SANGRANDO. DESFALECE, TROPEÇA, FALHA, MESMO ASSIM LUTA E CONTINUA TENTANDO ANDAR.
ALEIJADO
Merda, o filho da puta me pegou. Não, a Miriam não era puta não. Isso é que era nome de mulher. Miriam. Não esse negócio de, Luana. Parece cachorro. Imagina. Filho da puta. Filho do puto, isso sim. O resto dos garotos dela vai bem, obrigado. Mas o resto não é filho meu. O resto é filho do peão. Vão viver mal pra caralho, mas de repente vivem mais do que eu. É foda. É uma merda. É tudo uma merda. O mundo é uma merda. É uma merda sim. É que nem uma vez eu ouvi falar. Você sabe que o mundo tá uma merda quando os pais enterram os filhos. Virou zona. Acabou. Tá foda. É uma merda. Os pais enterrando os filhos. Puta merda, filho da puta, filho de um milhão de putas. Luana. Luana é nome de puta. De puta. Os pais. Os pais enterrando os filhos. Ha. Ninguém enterra ninguém hoje em dia. Pagam pra isso. Pagam.
O ALEIJADO CAI DEFINITIVAMENTE. NÃO SE AGUENTA MAIS. MORRE. ESCURECE.

Sem comentários: