setembro 13, 2010

Liberdade, Liberdade

É claro que liberdade política é um direito básico, mas não é a única liberdade. De que adianta poder chamar o governo (ou a oposição) de ladrão se na prática você não pode porque o seu patrão não deixa? Liberdade vai muito além de liberdade política, também inclui a econômica (Pelo Direito de Poder Dizer que o Chefe é um Idiota), mas sempre que se fala em liberdade é em relação ao Estado - principalmente se ele for governado pelo seu inimigo político.

Estamos vivendo no Rio na prática um Estado de Sítio. Intimações em favelas não são mais entregues pela Justiça. O correio deixa na mão da Associação de Moradores e os Oficiais de Justiça não as entregam, em vez disso devolvendo o mandado com uma certidão informando que o local é perigoso. Mas a preocupação é sempre com a liberdade política e, pra dizer a verdade com o PT. Afinal, qual liberdade que perdemos nesses oito anos?

A mesma coisa aconteceu durante décadas com direitos humanos. A carta da ONU prevê como direitos alienáveis o direito a trabalho, moradia e constituir família, mas sempre que os americanos falavam de direitos humanos era quanto a liberdade política. Que é fundamental, mas os outros também existem.

Liberdade é mais do que isso. Nâo é uma calça velha azul e desbotada.

Sem comentários: