julho 24, 2012

Seus Olhos e a Luz (1)

Outro dia alguém postou no Google+, "para onde a gente vai quando fecha os olhos?"

Não é isso que interessa. O que interessa é praonde a gente vai quando ABRE os olhos. Nós pensamos que o que vemos é o mundo, mas não é. É apenas informação recolhida pelos olhos e montada pelo cérebro. Nosso cérebro não sabe como é o mundo antes de pela primeira vez abrirmos os olhos. Não tem um exemplo sobre como montar o que vemos. O mundo que pensamos que vemos é apenas o mundo que imaginamos. Nossa imaginação. Não fazemos a menor ideia de como as outras pessoas enxerguem o que as cerca. É por isso que é tão difícil fazer um computador "ver", entender o que está vendo.

Então, a expressão "estou entrando nessa de olhos abertos" simplesmente não significa nada. Quando fazemos isso estamos apenas mergulhando cada vez mais fundo na nossa imaginação.

(1) Era o nome de um kit brinquedo educacional da CLIC!, uma loja cheia dessas coisas na época da minha infância. Antes que alguém ache que devia ser uma chatice, era um livro que explicava como os olhos processavam a luz e vinha com material para fazer uma câmara escura (com lente e tudo), um óculos 3D (raro, naquela época), um disco de Newton, um caleidoscópio e até mesmo a receita pra fazer arco-íris. Outro brinquedo em que me amarrava era "Polícia Técnica", que entre outras coisas ensinava a capturar impressões digitais.

Sem comentários: