maio 07, 2006

O Lateral - um olhar reflexivo

Uma das minhas mais diletas crenças no futebol é que o lateral vai se extinguir, porque tornou-se especializado demais para sobreviver.

Reparem que ninguém consegue encontrar substitutos à altura para Cafu (37 anos) e Roberto Carlos (33 anos). O primeiro vai jogar sua QUARTA Copa do Mundo, o outro sua terceira. Por quê?

Ora, quais as qualidades necessárias para um bom lateral? Ele tem que ser bom marcador, já que é basicamente um jogador de defesa, mesmo quando o time joga em 3-5-2. Ele também tem que ser habilidoso, para driblar seu marcador quando subir ao ataque. Tem que ser rápido para se mandar lá de trás e ter fôlego de sobra pra fazer isso o tempo inteiro. E tem que ter visão de jogo para saber o momento exato de fazê-lo e para conseguir bons cruzamentos.

E tem que ser muito burro, pra ter todas as qualidades acima e não jogar com a 10 do time e ser o maior astro da equipe. Ou seja, uma descrição que se aplica perfeitamente tanto a Cafu quanto a Roberto Carlos.

Notem que Cicinho, enfim um substituto à altura para o Cafu, foi para o Real Madrid e imediatamente o puseram no meio-campo. Infelizmente para a lateral da seleção brasileiro, o ex-são-paulino apresentou neurônios demais para jogar na posição. A seleção brasileira vai continuar esperando por reservas à altura de seus eternos laterais.

1 comentário:

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! high blood pressure and asprin info on hair loss and metformin Dog rope toy