junho 18, 2008

O Ataque de X-Plainer, o Explicador de Piadas


Já traduzida, eis de volta a piada extra-nerd algumas postagens abaixo. Como prometida, a explicação para o povo que não assistida desde pequeno à série clássica JORNADA NAS ESTRELAS: o doutor Heisenberg é o criador do Princípio da Incerteza de Heisenberg (dã), um dos fundamentos da física quântica. Também é autor do livrinho O QUE É A VIDA, em que tenta definir porque um bando de partículas é considerado "vivo" em oposição ao "inerte". Peguei o texto, mas ainda não li; ao que sei, parece que ele define um ser vivo como aquele que se alimenta de entropia negativa. No final, encara o Universo sob a ótica da filosofia oriental.

Mas isso não vem ao caso. O que nos interessa é o alicerce que ele criou para os teóricos quânticos. Em seu enunciado, o Princípio de Incerteza diz que é impossível saber ao mesmo tempo a velocidade e a localização de uma partícula; apenas uma dessas variáveis pode ser conhecida. Daí a resposta do bonequinho sem chapéu aí em cima. Pra quem é nerd, é uma gag estupenda. Só para completar, o Princípio da Incerteza é o que leva o povo de teatro que não entende nada de física a dizer que é impossível observar um evento sem interferir nele e por isso as peças são um jogo observador-observado e por isso preciso de mil milhões para montar o estande do Brasil na Feira do Livro (Bia Lessa adora citar física quântica).

Só mais um adendo: pra quem vier pra cá da página do Arnaldo, explico que não estou me apossando do X-Plainer. Como o próprio bom Bloch poderá explicar, fui eu que o criei.

Não deixem de visitar Decorum Comics, de onde tirei a tirinha acima, e XKCD, o modelo que a Decorum tenta muito imitar, mas da qual não chega aos pés.

Sem comentários: