junho 30, 2008

Tevê em Alta Definição

Comprei por 650 reais o conversor Zirok na República do Líbano 42 (1) pra ver tevê em alta definição (transmissão digital a Net e a Sky já têm; pode ser feita em qualquer resolução, inclusive com uma imagem pior do que a das tevês abertas atuais). Quem acompanha o blogue já sabe que já tenho uma tela de plasma HDTV.

Só tem a Rede Tv! e a Globo no momento em alta definição. Eu não via tevê aberta há anos e fiquei chocado. A Rede TV simplesmente não tem programação. É um sujeito falando pra câmera durante metade do tempo e na outra metade a reprise disso. Mas a imagem é duca, parece até vídeo promocional de HD, de tão nítida, colorida e perfeita.

Já a Globo, na novela, que é das raras coisas que eles transmitem em HD (High Definition), eles aplicam tantos filtros difusores que só em texturas e detalhes de folhas nos cenários é que podemos realmente descobrir a alta definição.

Oficialmente esses filtros são aplicados para dar às produções da casa a "textura de película", ficar parecendo um filme. Extra-oficialmente diz-se que os atores - principalmente os mais velhos, veja a Glória Menezes em A FAVORITA, por exemplo - chiaram com a aparência que sua pele e marcas no rosto ficavam em 2 megapixels de resolução, daí a suavização da imagem. Aliás, consta que Sílvio Santos, no SBT, ao se ver filmado, vetou a produção do seu programa em HD.

Estou esperando a Band HD, que promete estrear no Rio com doze horas de Olimpíada por dia em alta resolução. Porque, até agora, de bom mesmo só o futebol em alta, que com o enquadramento widescreen, em tela de 50 polegadas e tudo nítido, simula quase uma visão da arquibancada do Maraca, lugar que frequento cada vez menos por ter o bicho encolhido e ser necessário fazer reserva com duas semanas de antecedência pra ver qualquer partida que valha a pena.

Só por curiosidade: antes de começar pra valer o processo de encolhimento do Maracanã, alguém já tinha perdido um jogo por ele estar com a lotação esgotada?

(1) A Eletrônica Mundial, apesar de pequena, atende muito bem e tira qualquer dúvida. O conversor Zirok é feio e de uma marca desconhecida, mas pode comprar sem medo. É um dos nomes de fantasia da Zinwell, que é a empresa que fabrica, neste momento, TODOS os conversores à venda. A Philips, por exemplo, só põe a marquinha (e usa uma caixinha mais bonita) e o firmware nele.

O único conversor ainda à venda que não é fabricado pela Zinwell e revendido por outra empresa é o da Positivo, que é justamente O PIOR deles, com problemas de recepção que só agora começam a ser resolvidos com um upgrade de firmware.

Sem comentários: