junho 13, 2010

Algumas Teses Polêmicas Minhas Sobre Futebol

É hora de acabarmos com o lateral atacante:

O sujeito pra ser bom lateral brasileiro hoje em dia tem que saber defender, afinal, ele é um defensor; rápido pra poder se lançar ao ataque e voltar pra defesa; com boa visão de jogo pra saber a hora certa de um e de outro; com grande fôlego pra fazer isso o tempo todo; habilidoso pra poder passar pelo marcador e cruzar; e burro, porque pra ter todas essas qualidades e não jogar no meio-campo tem que ser uma anta (cf. Cafu e Roberto Carlos). Como a união de todas essas qualidades está cada vez mais difícil de achar, o lateral está se tornando especializado demais para sobreviver no futebol contemporâneo, assim como os dinossauros. É hora de se pensar em substituí-los por zagueiros e meias.

O ataque é que atrai o público, mas é a defesa que ganha os campeonatos:

Esse é um ditado americano. Veja xadrez, onde todo mundo que começa a jogar quer aprender a dar o xeque pastor (xeque mate em três lances) e ninguém quer saber o que é a defesa Indo-Benoni - o primeiro rarissimamente vai ser usado em uma situação de jogo.

Baixei as finais de 58 e 62 e a semifinal de 58. Sim, o Brasil tinha um timaço, mas em 58 chegou na semifinal sem ter levado um único gol. No confronto melhor defesa x melhor ataque que foi aquela partida, ganhou a melhor defesa - a brasileira. Just Fontaine ficou com um título de "maior artilheiro de Copas", algo como "Miss simpatia". Em 58 o Brasil inventou o futebol moderno ao criar a linha de quatro zagueiros marcando por zona - e, obviamente, o que hoje é considerado uma das evoluções mais importantes do esporte na época era criticado duramente por ser defensivista e retranqueiro - jogar com 4 beques quando a tradição brasileira (pra ser honesto, no mundo todo) era três atrás e o resto todo atacando.

Infelizmente ninguém viu esses jogos. O que ficou na memória de todo mundo foi a Copa de 70, que passou ao vivo, em que o Brasil conseguiu safar-se com uma defesa medíocre. A única das 5 vezes em que fomos campeões. Nos vídeos de 58 e 62 ainda não consegui descobrir se Gilmar era bom goleiro ou não porque ele não faz uma defesa importante. Em compensação, descobri que Bellini era um zagueiraço e Mauro conseguia rebater por cima os raríssimos cruzamentos que passavam por Nilton e Djalma Santos. E ainda assim, até hoje se fala que a verdadeira tradição brasileira é o ofensivismo. Qual foi a última seleção canarinho a jogar a "verdadeira tradição"? A de 82. Antes, só a de 70. E pensar que ainda tem gente que acha que Dunga não jogava nada.

Sem comentários: