janeiro 12, 2011

O Acidente de Carro de Mark Hammill

Tem gente que volta e meia se pergunta porque só o Harrison Ford se deu bem do elenco dos primeiros Guerra nas Estrelas. Bem, pra começar, não foi só ele, Alec Guinness, ator então já consagrado, mas com as conhecidas dificuldades da idade para arrumar papéis, se deu bem. Confessadamente calcado o seriado na jornada do herói de Joseph Campbell, o sempre interessante papel de velho mestre nas mãos de um dos homens de mil faces do cinema lhe rendeu um Oscar.

Outro papel interessante, na segunda metade dos anos 70, era da princesa, uma mulher de ação, (supostamente) liberada sexualmente e líder da rebelião. Meus amigos todos achavam-na meia caída, mas eu me lembro que aos 12 anos não conseguia tirar os olhos daquele busto balouçante sob um fino tecido e sem sutiã. Mais sobre seus dotes artísticos não ficamos sabendo porque ela ao mesmo tempo se afundou nas drogas e casou com Paul Simon (hello darkness my old friend, and here's to you Mrs. Robinson, essas coisas, isso mesmo, aquele do Garfunkel, like a bridge over troubled water), não se sabendo o que foi pior.

Depois dela quem tinha o papel mais interessante era Harrison Ford, mas como ele não era, pelo menos no primeiro filme, o herói, só foi realmente explodir como Indiana Jones em "Caçadores da Arca Perdida", depois de aceitar o papel que o Tom Selleck, o Magnum, na época ainda enrustido, não aceitou.

Por último, o protagonista, como quase sempre, era o menos interessante da turma. Se bem que Luke Skywalker, em sua confiante imaturidade, poderia provavelmente ter rendido mais na mão de um ator mais tarimbado. Mas tinha o que importava: um rosto para vender pilhas e pilhas de revistas. Minha irmã colecionava tudo que podia sobre ele. Até que estreou o segundo filme.

Uns dizem que foi no fim da filmagem do primeiro longa, outros que foi pouco antes do começo do trabalho no segundo, mas que ele bateu com o carro, não há dúvidas. Também não se sabe exatamente o tamanho do estrago - há quem diga que ele estava quase morto quando foi resgatado, enquanto outras versões dão conta de que ele mesmo foi pedir socorro, embora bastante ensanguentado. Em entrevistas, Hammill diz que apenas quebrou o nariz, mas há um consenso de que ele ficou horas na mesa de operação e, por causa de suas consequências, criou-se a sequência inicial de O IMPÉRIO CONTRA-ATACA para justificar suas cicatrizes.

O que realmente aconteceu? Naquela época não existia internet e jornais brasileiros não faziam matérias longas com astros juvenis americanos. Revistas importadas eram caras e difíceis de achar e é quase miraculoso que minha irmã na época já soubesse da história do acidente e do ataque da besta-fera logo no início da segunda fita pra disfarçar. De qualquer forma, Hammill nunca mais teve os traços delicados de galã de matinê e a maturidade tornou suas feições ainda mais brutas. Embora talentoso, não tinha mais aquele poder de atração nas bilheterias e sua relativa fama o tornava mais caro do que outros atores no mesmo nível e até mais bonitinhos.

Se você quiser conferir se o acidente fez diferença ou não, eis aí embaixo algumas fotos para se fazer a comparação.

Sem comentários: