janeiro 04, 2011

Seis Coisas que Você Pode Fazer com seu Smartphone

Além de fazer ligações, tirar fotos, filmar, ouvir música, jogar videogame, baixar e-meios, surfar na Web, acessar as redes sociais, descobrir os caminhos e achar lugares através do GPS, usar como agenda e caderno de telefones...

Ok, você comprou seu smartphone e está feliz que pode fazer isso tudo com seu celular novo. Mas se você mexer nele um pouquinho mais e baixar programinhas gratuitos da loja de aplicativos, ainda tem mais coisas legais - e algumas até úteis - para as quais você pode usar seu telefone.

1. Controlar seu computador remotamente.

Quer mostrar pra alguém aquelas fotos das suas férias que estão no seu computador de casa? Precisa urgentemente de um texto escrito há tempos e guardado em alguma pasta do seu HD? Perdeu a planilha ou o PowerPoint e quer acessar a cópia de segurança?

Pois pra isso você não precisa mais ligar pra casa e pedir pra sua empregada que não entende nada de informática pra procurarem o arquivo, desesperadamente tentando explicar que se procurarem bem vão achar a pasta tal e o botão de abrir, ou como enviar o negócio através da internet. Basta baixar um programeto pro celular e acessar o computador domiciliar - que, aí sim, deve ser deixado ligado, a menos que você confie na sua empregada pra ao menos ligar o bicho. Pra smartphones com windows ou android você pode usar o logmein, aplicativo pago, ou, no android, o gratuito neorouter. Há outras opções pra todos os sistemas operacionais.

2. Usar seu telefone como modem pra acessar a internet.

Se você não tem um modem 3g, aquele aparelhinho USB que você encaixa no computador e entra na internet de qualquer lugar, pode usar seu celular pra isso. Se você estiver no meio da rua, numa pousada sem wi-fi ou em qualquer outra situação em que queira dar uma navegada e ache a tela do smartphone muito pequena, ou precise do teclado e do poder de processamento de uma máquina maior pra trabalhar, basta baixar um aplicativo pra começar a fazer o "tethering", ou seja, o acesso à rede mundial através de seu telefone.

É claro que você o seu celular vai ter que ter um plano de dados. As versões mais modernas do sistema operacional Android já vêm de fábrica configuradas para que você use o aparelho como um roteador wi-fi, permitindo que várias máquinas acessem a Internet através do bichinho, sem fios. As versões mais antigas exigem para tanto que você faça um "rooting", nada recomendado para a imensa maioria dos usuários, mas o tethering continua sendo possível através do cabo USB ligado ao seu computador, com aplicativos como o EasyTether. O iPhone e os Symbian também têm programas pra isso.

3. Ler livros.


Com as telas de mais de 3,5 polegadas que praticamente todos os smartphones têm, ler e-books neles não é nenhum sacrifício, por mais que seus amigos que trabalham com papel, os mesmos que diziam que CDs jamais substituiriam LPs, MP3 jamais substituiriam CDs e câmeras digitais jamais substituiriam as de filme, digam o contrário. Você pode escolher o tamanho da fonte para ser maior do que a de livros, pode escolher se tem serifa ou não, e até mesmo pode escolher a cor de fundo - o blogueiro gosta de usar verde, como em seu Windows, porque verde descansa a vista (1). Se você lê inglês, tem acesso instantâneo a praticamente qualquer obra em domínio público e a edições baratas de lançamentos no Kindle, disponível para todos os sistemas operacionais de celulares. Ter uma biblioteca à mão para todos os momentos à toa - na praia, na fila do supermercado, na sala de espera, no ônibus, no táxi, no avião, na hora de dormir - estimula a leitura e é extremamente prático para nerds viciados em letrinhas.

Existem mesmos programas para se ler gibis, isso sim ainda muito cansativo nas telas de hoje em dia, rodando por volta das 4 polegadas, o que não é pouco, ainda mais quando você considera que o Kindle, da Amazon, que vendeu pra burro, tem 6 polegadas.

4. Fazer ligações de graça.

A essa altura todo mundo sabe o que é Skype, né? Pelo computador, você pode fazer chamadas de voz gratuitas, através da internet, pra outros números skype, ou mesmo pra telefones de verdade, pagando tarifas muito mais em conta particularmente em interurbanos e chamadas internacionais. Só que o programa já está disponível também para celulares e agora dá pra fazer as ligações telefônicas num telefone de verdade, o que é bem mais prático do que um computador.

É claro que usar seu plano de dados pra essas ligações vai acabar saindo mais caro do que um telefonema, principalmente pra interurbanos e chamadas internacionais. É mais sábio usar a rede wi-fi de casa ou então as abertas, como em hotéis, aeroportos ou restaurantes que ofereçam o serviço.

5. Odômetro para exercícios.

Existem dezenas de programas para celulares que se ligam ao GPS do aparelho e vão monitorando a distância que você percorre, seja a pé, andando ou correndo, ou de bicicleta. Perfeito pra quem quer saber quanto caminhou ou pedalou pro seu programa de exercícios. Os aplicativos também informam a velocidade média, a quantidade de calorias queimadas e o progressou de seu preparo físico. Para os mais radicais ratos de redes sociais, ainda há a opção de se gravar num mapa o percurso percorrido e compartilhá-lo no Facebook e afins.

6. Dar o som numa festa.

Basta ligar o celular num amplificador. Aceitando cartões de memória com até 32 gb, o equivalente a 32.000 minutos de música em média num MP3 ou mesmo mais de 50 CDs sem nenhuma compressão, basta baixar um dos muitos programas gratuitos de DJ pra transformar um smartphone num mixer, com direito a alterações de velocidade, bases rítmicas, mixagem com som contínuo, ou de várias músicas se intercalando. Laptops já eram, são muito grandes, o lance agora é dar sua festa com seu telefone. E, mais chique ainda, com os receivers com bluetooth de hoje em dia, ainda dá pra fazer tudo isso com ele no bolso e o disc-jockey na pista de dança.

Existem muitos outros usos para seu celular. Procurando, você encontra desde programinhas que transformam a tela numa régua (você nunca precisou de uma régua pra medir algo pequeno e não tinha nada à mão?) ou num nível de carpintaria (usando o acelerômetro para tanto), até bússolas e tocadores de vídeo que leem legendas e tipos de arquivos obscuros. E ainda existem os muuuuuuuitos usos na música, que não é a área do blogueiro. Smartphones são caros, mas são verdadeiros canivetes suíços eletrônicos, e a quantidade de aplicações para eles depende apenas da imaginação do usuário. Se ele não for daqueles que acham que essas maquininhas têm mais é que fazer chamada telefônica sem complicar muito, não há limites para o que você pode fazer com essas engenhocas.

(1) O olho humano tem muito mais receptores para verde do que para qualquer outra cor. É por isso que metade dos pixels das câmeras digitais são sensíveis ao verde, enquanto a outra metade fica com as outras duas cores primárias. Na verdade, cada pixel do sensor só lê uma cor e as outras são deduzidas a partir dos programas da máquina - este é só mais um dos motivos pelos quais a qualidade do sensor e do sistema operacional são muito mais importantes do que o sistema ótico ou a quantidade de megapixels na hora de comprar a sua câmera.

Sem comentários: