janeiro 31, 2011

O Monstro do Lago Johvi

Quando as divisões Panzer dormiam, tinham pesadelos com blindagens inclinadas e canhões grandes em carrocerias pequenas. Com os T-34, para ser mais exato. Quando ele apareceu em batalha na Operação Barbarossa, a chapa quente em cima do motor era praticamente o único lugar onde um tiro de tanque nazista poderia afetá-lo. O T-34 soviético era um carro de combate tão bom e adaptável que sua carreira não acabou com o fim da II Guerra e alguns deles ainda estavam combatendo nos conflitos da ex-Iugoslávia em plenos anos 90.

Mas esse aí do vídeo, embora inteiro, parou de batalhar há 66 anos. Exibindo insígnias nazistas, o blindado com certeza foi capturado e usado pelos alemães, que sabiam das qualidades do modelo e provavelmente sem combustível foi abandonado numa retirada na Estônia, perto de Johvi, em 1944. Os germânicos não podiam deixá-lo para ser reutilizado pelos seus perseguidores e o afundaram dirigindol-o direto para um pequeno lago. Um garoto das redondezas andando pela área na época ficou intrigado com os rastros de esteira que iam em direção às aguas e com as bolhas de ar que ficaram estourando durante dois meses e, décadas depois, contou a história para uma Associação de História local.

O resultado foi o resgate aí de cima. Mergulhos confirmaram que naquele lago havia de fato um monstro - mecânico, mas um monstro, de 26 toneladas. Preservado sob três metros de limo, sem corrosão, os sistemas aparentemente recuperáveis, ele está sendo restaurado para ser usado talvez em passeios turísticos. Mais detalhes e fotos de boa resolução podem ser encontrados aqui.

Sem comentários: