setembro 16, 2008

Eagles x Cowboys

Foi um jogão, mas mesmo tendo jogado pra burro e também driblado alguns pressionadores (1), o McNabb mostrou que não é mais o kamikaze maluco que queria resolver tudo com as próprias pernas. É a idade e o medo de levar outra traulitada que o deixe de fora outra meia temporada (ou inteira, como em 2006, quando sua ausência ressuscitou a carreira de Jeff Garcia).

Michael Vick está preso por matar cachorro a grito, mas mesmo antes da prisão ele nunca cumpriu a promessa de genialidade que levou os Falcões a apostarem tudo nele. E ainda tem histórico de contusões sérias e perna quebrada. O Daunte Culpepper foi outro que destrambelhou o joelho e nunca se recuperou direito, acabando por se aposentar este ano. Steve McNair, que não era um sujeito tão dado a correr com a bola como esses, mas ainda assim gostava de dar suas escapulidas, encerrou a carreira com 34 anos - prematuramente para um armador (2). E Vince Young perdeu a vaga de titular nos Titans para o medíocre veterano Kerry Collins. Sumiu na segunda-feira passada umas horas e o seu time e família ligaram para a polícia, porque ele já tinha mencionado suicídio com a sua psicoterapeuta (!!!!).

Os armadores simplesmente não aguentam levar as cacetadas que os corredores (3) levam. Os corredores são baixos, troncudos e atarracados, musculosíssimos. Os armadores são protegidíssimos pelas regras justamente por causa disso, já que são o cérebro do time. Talvez por causa do Steve Young - que não cheguei a ver jogando - chegou-se a acreditar no sucesso desse híbrido armador-corredor, do qual o Vick era o exemplo mais extremado. Todos eles foram quebrados ou mostraram-se pouco mais do que um efeito especial. Mobilidade é ótima para fugir dos saques, mas não dá pra fugir da defesa toda, a toda hora. Melhor só lançar a bola e deixar o resto com quem tem o corpo (movido a hormônios ilegais) pra isso.

(1) pass rusher - normalmente os defensive ends.
(2) quarterback, dã.
(3) running back, dã.

Sem comentários: