novembro 06, 2008

New Deal

É completamente absurdo dizer que esta crise econômica é o fim do capitalismo, embora quase certamente seja o fim de um pensamento dominante neoliberal, assim como a de 1929 encerrou um ciclo semelhante, dentro dos parâmetros tecnológicos e sociais da épóca. Mas pior foi no começo dos anos 90, quando o colapso da União Soviética levou muita gente a decretar o fim... da história! A democracia burguesa capitalista neoliberal era o melhor que poderíamos almejar e o resto de nossos dias se limitaria a esperar que o terceiro mundo a adotasse também.

Como foi demonstrado, não era bem assim. E sem falar na Internet wi-fi, que logo tornará completamente praticável a readoção da democracia direta, no lugar da representativa - era assim que era em Atenas, gente, mas depois a população de tudo que era canto cresceu tanto que se adotou a representativa.

Mas o não-fim da história não mudou a cabeça desse pessoal, que continuou insistindo que não havia alternativa à adoção do pensamento conservador. Qualquer preocupação social era comunismo e socialismo e levaria a uma tirânica ditadura (mais ou menos como a direita hidrófoba está falando sobre as idéias totalitárias do Obama).

Um grande problema dessa teoria era o New Deal, que tornou Roosevelt tão popular e transformou os Estados Unidos num país de classe média (1). Pois ultimamente começou a surgir um argumento de que Roosevelt na verdade, teria agravado a crise econômica e que se as coisas pudessem seguir seu curso naturalmente, teriam levado a uma recuperação mais rápida.

Pois bem, o gráfico acima é do desemprego americano de 1920 a 1940. Notem a queda abrupta de 1929 a 1932 e a recuperação a partir de 1933, ano em que Roosevelt assumiu. E a ilustração abaixo é o produto interno bruto estadunidense no mesmo período, com coincidentes vales e picos.


Então, realmente não há muito o que se discutir. "Se" não ganha jogo e dizer que levou muito tempo pra recuperar é como reclamar que quebrou o vaso Ming em dois segundos e estão levando dias pra consertar.
Economia sempre irá se recuperar. A menos que um meteoro caia na Terra e varra a vida inteligente, ou irrompa uma guerra nuclear apocalíptica ou similar, sendo o homem um animal econômico, mais cedo ou mais tarde tudo vai voltar ao normal. A Idade Média não foi o resultado de muita intervenção econômica estatal.
E, por falar na Era das Trevas, a Peste Negra grassou no século XIV e se foi, carregando com ela todo mundo que não tinha o sistema imunológico forte o suficiente. É uma maneira de se tratar uma epidemia. A outra foi a varíola, que levou duzentos anos a mais, a partir do momento em que foi criada a vacina, mas foi erradicada.
(1) O que diminuiu nos últimos vinte anos. O blogueiro nunca foi aos EUA, mas leva em conta o testemunho de Livia Rosa, que fez pós-graduações na Tchéquia e na América: na primeira, segundo ela, ela se sentia completamente segura e tranquila pra sair à noite até tarde; no irmão do Norte, ela se sentia quase tão insegura quanto por aqui - decerto não era tão perigoso, mas em compensação ela não conhecia a área.

Sem comentários: