março 09, 2008

Um Navio MUITO Encalhado


As fotos da família Ferrez estão em exposição no CCBB e em destaque o arrasamento do Morro do Castelo. Qual pérfida e pervertida mente pôde ter concebido o desmonte do marco zero da cidade, onde ficavam os marcos iniciais da cidade, a mais antiga edificação da cidade e um monte de outras coisas da cidade é um mistério que só os estudiosos dos cérebros de psicopatas assassinos podem responder. Tão grotesca foi toda a coisa que os elementos se negavam a cooperar. Picareta e dinamite pouco puderam fazer para derrubar a colina, que, ao contrário da maior parte das elevações do Rio, não era feita de pedra, mas de solo, terra mesmo, endurecida e batida, que se esfarinhava quando atacada. Depois de meses perdidos e quase nada demolido, finalmente alguém teve a idéia de usar mangueiras d'água de alta pressão, que "derreteram" o berço da então capital da República.

Também indicativo do caráter porra-louca da operação foi o fato de que posto o morro abaixo, edificaram um monte de pavilhões para uma Feira Internacional comemorando o centenário da independênciam (em 1922, é claro) e, depois de acabada a Feira, demoliram-nos todos (O povo tinha dinheiro pra gastar naquela época, abrindo Avenidas Centrais, derrubando morros e construindo e derrubando prédios à larga!) e deixaram aquela esplanada lá virtualmente deserta e abandonada anos a fio! A foto aí em cima é de 1936, quatorze anos depois, e não se vê quase nada além de um deserto de homens e idéias no local. Exceto por um... navio??????????

O que esse navio está fazendo aí?????? A única referência na Net sobre a embarcação está aqui. Parece que um certo "Cordão dos Laranjas" construiu em 1935 um salão de bailes que durou quatro a cinco anos. Uma explicação plausível, é verdade, mas surpreendente: compare o tamanho do transatlântico com o dos edifícios, visivelmente grandes, ali perto - ele parece ser enorme! Quem seriam esses "laranjas" com grana suficiente pra edificar tal salão - só pra abandoná-lo alguns anos depois? Teria a história toda algo a ver com a origem da gíria "laranja"? Para onde foram o barco e os laranjas? Por que nunca ouvimos falar de nenhum dois dois?

Visível na foto também está o bairro da Misericórdia - o primeiro lugar da cidade a ser habitado ao nível do mar, quando o morro do Castelo ficou pequeno e o Rio de Janeiro desceu suas encostas. O bairro foi destruído, junto com o Ministério da Agricultura, quando construíram a Perimetral, aquele viaduto horroroso que passa pela Praça XV. Onde fica aquele deserto de homens e idéias entre o cais das barcas e o Castelo, havia toda uma antiquíssima área residencial, também criminosamente demolida.

E aquele prédio alto à esquerda, com um desenho modernista avançadíssimo pra época? Era o edifício do IRB, ali na altura da Marechal Câmara?

Do sáite Saudades do Rio

Sem comentários: