março 14, 2008

Você Tem o Direito de Votar em Branco - Afinal, o Voto Deve Refletir o que se Passa na Cabeça do Eleitor

Acho o maior barato quando um sujeito que trabalha num grande órgão de imprensa ou numa multinacional me explica que vai votar em branco porque quer mostrar que não concorda com o que está aí. Não quer fazer parte do que está aí. Tudo bem, tem o povo mais maluco e cabeça também... er, má notícia: a não ser que você dê uma de Unabomber ou São Bento no refúgio, você FAZ parte do que está aí. Gente que ridiculariza qualquer tentativa de discurso ideologizado, quando mais falar em revolução, quer mostrar sua revolta. Pode chorar alto também.

A gente não vai nem a reunião de condomínio e depois reclama que políticos não prestam. Nós estamos tão alienados (no sentido marxista mesmo, eu acho, eu realmente devia ter lido A Teoria da Alienação pra faculdade em vez de só assinar o trabalho da Soraya) do processo decisório, do governo, que simplesmente aceitamos que uma entidade supracorpórea e etérea reja nossa vida e tudo que podemos fazer é escrever correios-e indignados para os jornais (Até quando bla bla bla bla a violência bla bla bla a educação no trânsito bla bla bla pobres na praia bla bla bla). Eles estão lá porque foram votados, porque os formadores de opinão estão a fim de fazer piadinhas sobre teatro de vanguarda em vez de formar opinião, porque ir a assembléia é muito chato, não temos tempo, dinheiro e nem ao menos sabemos como se funda um partido político. E se alguém funda ou trabalha numa ONG, imediatamente fica um "chato", um "radical" etc. etc.

Os políticos ruins não estão lá porque foram entrando e ninguém os pôs pra fora. Aliás, é mais ou menos por isso, sim. Estão lá porque a política está completamente abandonada e às moscas. Ouvimos quatro anos de reclamações contra a Câmara dos Deputados, os 300 picaretas, os corruptos, os anões, os bla bla bla, e quando tem eleição os dois deputados mais votados do país são Maluf e Clodovil. Parecemos os CEOs de uma empresa mal gerida, que só quer mostrar um balanço trimestral bom pra arrancar nosso bônus e foder com o futuro. Não queremos perder nosso tempo ou ter trabalho à toa fazendo um mínimo trabalho político e apostamos em um monte de salvadores sebastianistas: Collor, o Caçador de Marajás; FH, o Pai do Real; Lula, o Operário Radical. E nem falemos do Legislativo.

Vote em branco, se quiser. Cheque em branco, voto em branco, cérebro em branco, é tudo afinal a mesma coisa.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu vou votar em branco porque não dar mais para acreditar nesses politicos que tem mandato, e muito menos nos que tao querendo entrar,todos são cara de pau, poriso eles não meresem ganhar um voto se quer,são infelizis porque estão predestinados para enganar