outubro 28, 2011

Há 95 Anos um Monstro Entrava na Guerra

Publicado originalmente no blogue de história da Editora Record, editado pelo blogueiro

Há 95 anos, em 15 de setembro, de 1916, um losango cinza (e sem "ordem e progresso" escrito) pesando 28 toneladas e impulsionado por um motor menos potente do que o de um Peugeot 206 avançou ameaçadoramente contra as posições alemãs. Dos 49 trambolhos desengonçados lançados pelos britânicos contra as linhas imperiais, a maioria enguiçou antes de conseguir fazer algum estrago, mas os que seguiram funcionando continuaram avançando e avançando e avançando e puseram definitivamente o blindado como arma fundamental na guerra moderna.

Quem lê blogues de história com certeza sabe que na I Guerra Mundial a frente ocidental virou uma máquina de fazer presunto devido ao impasse nas trincheiras. Táticas criadas e usadas com sucesso durante os anos da arma de um só tiro e dos canhões de carga pela boca não funcionavam contra o fogo rápido das metralhadoras, fuzis automáticos e canhões hidropneumáticos. Na época, o poderio militar de uma nação era medido pela quantidade que possuía do mais poderoso armamento disponível, o encouraçado turbinado (literalmente turbinado, não metaforicamente - ele era propelido por turbinas a vapor). Assim, mesmo com a limitada imaginação dos militares de então, logo surgiu entre os ingleses a ideia de se usar um encouraçado terrestre para solucionar a guerra de trincheiras. O Primeiro Lorde do Almirantado, homem cuja criatividade nada tinha de embotada, tornou-se ferrenho defensor do projeto e foi a principal força por trás dele. O nome dele era Winston Churchill.

O primeiro tanque - nome em código para confundir os inimigos - era romboide e tinha lagartas correndo em toda sua volta. A ideia original era que o aparelho fosse uma roda gigante (1), o que se provou impraticável, adotando-se ao fim a famosa (e feia) forma losangular. A proa alta servia para subir muros e ultrapassar trincheiras. As lagartas foram copiadas dos tratores Holt, usados para rebocar artilharia. O exército não tinha armamento que servisse para o aparelho, daí foram usados canhões navais de 6 libras, razão pela qual os artilheiros eram da Marinha. Sim, isso mesmo, a tripulação de um tanque continha marinheiros. O que no final até fazia sentido, já que o casco dos primeiros modelos não tinha blindagem, era apenas feito de chapa de caldeira. E as condições de operação dentro do veículo eram tão impiedosas quanto as dos velhos navios da era das descobertas.

O primeiro tanque. Essas rodinhas atrás dele teoricamente serviriam para guiá-lo. E foram esses gênios que acharam que isso funcionaria que projetaram o bicho. Você confiaria nele?

O motor ficava no mesmo compartimento que a tripulação, soltando gases e elevando a temperatura facilmente até mais de 40 graus. Cair sobre o bloco quente durante a marcha chacoalhante do veículo deixou muita gente fora de combate. A tecnologia da época não conseguia manter as chapas hermeticamente fechadas e pedaços de balas conseguiam entrar e atingir os soldados. O barulho impedia que os ocupantes conversassem e a comunicação tinha que ser feita por sinais. Três homens eram necessários só para dirigir a geringonça, freando as lagartas de um lado ou de outro com alavancas. Tão complicado era o sistema que ao projeto foi acrescentado um "rabo", uma armação com duas rodas, teoricamente para ajudar a guiar o aparelho, mas que na verdade só serviam para aumentar o arrasto (veja-as na foto e tente imaginar aquilo contrapondo-se à tração total do bicho - patético).

Com 105 cavalos de potência, os inconfiáveis motores do começo do século XX tinham que carregar as 28 toneladas de aço através de terrenos entupidos de crateras de explosões e movimentando lagartas através do casco SEM SUSPENSÃO. Isto mesmo, sem suspensão. Não era de surpreender que tripulação e casco simplesmente não conseguissem aguentar andar a mais de 3 quilômetros por hora, mesmo nas melhores estradas, apesar da teórica velocidade máxima de 5 quilômetros.




Um tanque se preparando para entrar em ação em Cambrai. A rede acima era para camuflá-lo contra o reconhecimento aéreo, ainda na época a principal função do avião


Embora seu efeito psicológico sobre os soldados costumasse ser desmoralizante e eles causassem muitos estragos enquanto funcionavam, os tanques pouca influência tiveram nas batalhas no decorrer de 1916 e por quase toda 1917, quando pela primeira vez centenas deles foram usados de uma só vez, na batalha de Cambrai. Os ganhos foram fenomenais nos primeiros dias, mas à medida em que os combates prosseguiam, os enguiços, mais até do que o fogo inimigo, tirou-os de ação e proporcionou aos alemães não só retomarem tudo que haviam perdido como até mesmo incorporar pedaços da linha aliada.

Mas em 1918 finalmente os tanques seriam usados como se devia, preparando o caminho para as surpreendentes ofensivas-relâmpago nazistas de 1939-1941... (continua)

(1) Esta ideia voltaria na II Guerra Mundial, uma espécie de roda impulsionada por foguetes presos em sua circunferência, para derrubar a suposta Muralha do Atlântico que protegeria a costa francesa. Os navios a soltariam na arrebentação e ela sairia rodando velozmente, faiscando, soltando fumaça e avançando irresistivelmente até colidir com as fortificações e explodir. E não, eu não vi isto num desenho do Pernalonga, pessoas de verdade gastaram tempo e dinheiro fazendo experiências, para descobrir que a geringonça atolava quando com foguetes insuficientes ou se desintegrava quando com foguetes demais. E, no fim, nem existia a tal muralha.

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