maio 13, 2009

A FRONTEIRA FINAL - Ensaios sobre JORNADA NAS ESTRELAS - A Série Clássica

Leia aqui a resenha do blogueiro titular para este mesmo episódio

Inimigo Interior
Critica do Episódio da Primeira Temporada

Blogueiro Convidado: Antônio Rogério da Silva, o
Roger Filósofo*

*As opiniões do blogueiro convidado não foram necessariamente entendidas pelo blogueiro titular


- Anteriormente: Um Gosto de Armageddon

O conhecimento de si é fundamental para o equilíbrio das emoções e sentimentos. De posse desse conhecimento podemos avaliar melhor os interesses e evitar os equívocos que geram as ações consideradas más e tentar acertar nas coisas tidas como boas. No entanto, a concepção dualista de bem e mal que prevalece na maioria dos mitos e religiões induz as pessoas a acreditarem que influências externas são as causas da maldade humana. Uma visão mais atenta, porém, permite compreender que a “essência do bem ou do mal” não está em um objeto específico ou em um sentimento arraigado em nossa origem.

A visão de que o bem e o mal existem como um valor intrínseco de algo avançou por séculos através de crendices populares ou mesmo por teorias psicológicas consideradas modernas. Por vezes, as emoções mais fortes e o desejo pelo máximo de prazer eram concebidos como aspectos da psicologia humana que precisavam ser controlados, sendo as doenças psíquicas fruto do descontrole desses impulsos por parte da razão ou algum outro setor da mente encarregado de aplacá-los. Desse modo, a vontade de satisfazer os prazeres carnais, o poder absoluto e o gosto considerado pouco nobre eram tidos por coisas más a serem condenadas, enquanto o inverso disso – amor, solidariedade e refinamento – seria elogiável e considerado bom.

O episódio de Jornada nas Estrelas chamado O Inimigo Interior se presta à consideração de outras abordagens que permitem uma melhor compreensão do papel dessas emoções e sentimentos considerados maus, enquanto sugere uma nova maneira de encarar o assunto. O roteiro é simples. Um defeito no teletransporte provoca a inesperada e indesejável separação da personalidade dos seres teletransportados. Antes do problema ser detectado, no entanto, capitão James Tiberius Kirk (William Shatner) sobe à nave e tem seu “alter ego” cindido de seu lado “positivo”. Agora, solto pelo interior da Enterprise o “alter ego” passa a assediar violentamente sua bela ordenança Janice Rand (Grace Lee Whitney) e atacar todos que se põem em seu caminho. Ao mesmo tempo, o lado positivo do capitão aos poucos vai perdendo sua capacidade de comando. Enquanto o teletransporte não é consertado, uma equipe eviada para explorar um inóspido planeta sofre com o frio congelante que cai por lá ao anoitecer. Assim, capitão Kirk precisa capturar seu lado “mau” fugitivo e se arriscar ao choque potencialmente fatal da fusão de seu caráter, antes de resgatá-los.

Diferente das teorias psicológicas existentes até a sua realização, esse episódio da série original de Jornadas nas Estrelas, possibilita, como em tantos outros, a representação de “experimentos mentais” de uma forma direta, sem muitos rodeios. Em O Inimigo Interior, ocorre a sugestão de que a força de vontade necessária para voz de comando ponderada exige a preservação da integridade mental do indivíduo, com seus sentimentos e emoções violentos e amáveis convivendo lado a lado com sua razão calculadora. Nada daquele dualismo simplista das correntes racionalistas e psicanalistas é subentendido. Avançando hipóteses que mais tarde a neurologia iria desenvolver, o roteirista Richard B. Matheson (autor de novelas de ficção científica como Eu Sou a Lenda, que também trabalhou em Além da Imaginação) lança o papel fundamental das emoções e sentimentos, que como marcadores-somáticos, interferem no processo deliberativo racional, a fim de que este chegue a um termo. O bem e o mal não decorrem, a final de contas, de um ou outro sentimento isolado de mentes partidas, nem pela intervenção de entidades espirituais estranhas a nós, mas são o resultado de nossas ações, com os efeitos positivos ou negativos que, respectivamente, causam aos interesses das outras pessoas envolvidas na circunstância. Não por acaso, Jornada nas Estrelas foi e ainda é considerada uma série “muito cerebral” para os padrões televisivos existentes.

Amanhã: Semente do Espaço, o episódio que apresentou ao mundo Khan Noonien Singh, que ria dar vazão à sua ira no segundo longa cinematográfico

Sem comentários: